“Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos” (Provérbios 25: 15).

Não adianta “meter o pé na porta” e querer arrancar na marra o que se quer. Quem pretende conquistar algo, precisa ter paciência.

Como no dito popular: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. A paciência é o dom de esperar e também é a aptidão de não se estressar com a demora nos resultados.

Tem momentos que precisamos ser enérgicos, mas quando se trata de alcançar um objetivo grande, na maioria das vezes, o dom requerido é o da paciência: fazer um pouco a cada dia em prol do resultado que requer ser esperado.

Via de regra, temos duas escolhas: ou focamos no caminho que queremos percorrer ou no resultado que pretendemos alcançar. Não é sábio criar expectativas  de que as coisas serão o tempo todo como queremos, se o que buscamos é o resultado, o caminho não será o que queremos, mas aquele que precisamos atravessar.

“O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz à presença dos grandes” (Provérbios 18: 16).

Se estamos verdadeiramente convictos do resultado que queremos alcançar, precisamos desenvolver um novo dom: o de amar o caminho, ainda que não seja agradável à primeira vista.

Por exemplo: precisamos de dinheiro para pagar as contas, certo? O trabalho proporciona o salário, concorda? Então, não devemos detestar o trabalho. Se ele é necessário, tanto melhor será encontrar prazer em trabalhar. Pois dessa maneira ganha-se duas vezes, tanto no resultado quanto no processo que leva ao resultado.

Deve ser assim com todas conquistas. Pois permanecemos mais tempo no processo de busca pelo objetivo do que nele em si. Consequentemente, tanto melhor será amar o processo enquanto batalhamos em prol do resultado.

Porque o objetivo é alcançado no fim e não sabemos quanto tempo precisaremos perseverar até encontrar a “linha de chegada”. Sendo assim, se o caminho não é tão prazeroso quanto o fim para o qual ele conduz, é aconselhável revisitar as preferências iniciais e adequá-las, mudar as expectativas-meio para aprender a apreciar o processo que conduz à expectativa-fim, ou seja, ao objetivo que se pretende alcançar.

Serenamente, confie em Deus, faça a sua parte e tenha paciência, você vai chegar lá!

Agindo assim, obterá fôlego para manter-se paciente, encontrará prazer na jornada e a finalidade será não toda, mas apenas a parte mais agradável da bênção alcançada desde o primeiro passo dado em sua direção.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.