Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), equipes do projeto Boniteza, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), atuam constantemente nas limpezas de ruas e avenidas da cidade, e recolheram neste mês de agosto 55 toneladas de lixo das bocas de lobo de todo o município.
Os trabalhos foram realizados em todas as zonas da cidade na limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais. O serviço é de suma importância para evitar que haja mais alagamentos e enchentes. Entretanto, para que os resultados destas intervenções sejam duradouros, é necessário que as pessoas colaborem não jogando lixo e entulho nas ruas, córregos e bocas de lobo.
Desde o dia 18 de julho de 2022, quando as equipes da Secretaria de Obras (SO) começaram a contabilizar a quantidade de entulho e lixo retirados das bocas de lobo da cidade, até este momento, já foram encaminhadas ao aterro sanitário mais de 804 toneladas de lixo. Em sua grande maioria, o plástico, como sacolas, garrafas pets, são os principais objetos encontrados, derivado do lixo doméstico. Só nos primeiros seis meses de 2023, foram recolhidos 363,5 toneladas de lixo das bocas de lobo de todo o município. Somando estes dados, a Secretaria de Obras retirou apenas este ano, 481,5 toneladas de lixo.
Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Obras (SO), adquiriu um novo caminhão vacal para realizar a limpeza das bocas de lobo do município. Com objetivo de melhorar a eficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, a PJF reforçou o trabalho de limpeza e desobstrução de bocas de lobo utilizando um caminhão hidrojato, ferramenta que usa uma mangueira de sucção e permite que o equipamento limpe todo o lixo e sugue os resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras.