Juiz de Fora registra agosto mais chuvoso dos últimos 37 anos

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 2023, Juiz de Fora vivenciou o mês de agosto mais chuvoso dos últimos 37 anos. Segundo dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 69,2 milímetros de chuva. O último registro de chuvas tão significativo em agosto ocorreu em 1986, quando o  Inmet registrou um volume de 77,2 milímetros de chuva no mês.

Segundo a normal climatológica (1991 – 2020) do Inmet, historicamente o segundo mês que apresenta o menor volume de chuva (18,5mm). Ao todo foram quatro frentes frias associadas a massas de ar polar de moderada a alta intensidade que se deslocaram pelo litoral da região sudeste do país e que influenciaram as chuvas e temperaturas registradas na cidade.

O período chuvoso na região sudeste do Brasil ocorre entre os meses de outubro a março. Porém, as primeiras pancadas de chuva costumam acontecer na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca. Como explica Eduardo Oliveira, geógrafo e supervisor de mapeamento e monitorização de riscos da Defesa Civil, a chuva fora de época em agosto ocorreu devido à ampla oscilação das condições meteorológicas, com alternâncias de atuação de massas de ar frias e quentes. “Estamos sobre a atuação do fenômeno climático El Niño de forte intensidade, que tende a provocar condições mais extremas. Isso proporcionou a ocorrência de chuvas mais severas e com volumes mais significativos, como a ocorrência de granizo em algumas regiões da cidade, no dia 20 de agosto”, afirma.

Ações da Defesa Civil em Agosto

Para prevenir os impactos do período chuvoso que se aproxima, a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vem atuando  na produção de medidas preventivas. Neste mês, quase 70% das vistorias técnicas realizadas pela Defesa Civil foram de caráter preventivo. Ao todo foram realizadas 109 vistorias no mês.

Em agosto, a Defesa Civil participou do primeiro Workshop “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizado em Itabira (MG). O objetivo foi apresentar o Programa “Cidades Conscientes”, ação preventiva que visa preparar a comunidade e os órgãos públicos para atuar em ocorrências de rompimentos de barragens.

Além disso, a equipe da Defesa Civil realizou palestras e oficinas em Escolas em comemoração à Semana Estadual de Combate às Inundações; participou nos Exercícios Simulados da Empresa Nexa em Benfica e Igrejinha; concluiu as vistorias preventivas nas Unidades de Saúde de Juiz de Fora; atualizou o Plano de Contingência de Desastres Geológicos e Hidrológicos; deu início a capacitação de voluntários do Nupdec no bairro Igrejinha; além de ter finalizado o mês com a comemoração do dia do voluntariado e entrega de certificados aos novos voluntários da Defesa Civil.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.