Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Escola Municipal Professor Irineu Guimarães, localizada no bairro São Benedito, iniciou na segunda quinzena de agosto o projeto “Mala de Leitura” com o objetivo de buscar a participação dos familiares na contação de histórias para os estudantes e, ao mesmo tempo, inserir as crianças no mundo da leitura e escrita.
A iniciativa pretende potencializar a função da leitura no universo da Educação Infantil por intermédio da oferta de possibilidades de imersão nas práticas de letramento literário em contexto escolar, contando com a efetiva participação da família.
O projeto tem sido realizado com três turmas do 2º Período da Educação Infantil, de modo que os pais nos fins de semana levem para casa a “Mala da Leitura” com livros infantis, lápis de colorir, borracha, giz de cera, canetinhas coloridas e caderno para registro da atividade.
O projeto faz parte da Proposta Pedagógica “Lê Mundo” da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Cabe destacar que não se trata de letramento e alfabetização de modo antecipado para crianças da Educação Infantil, mas sim de promover às crianças da referida instituição um contato sistemático junto à manifestação literária.