Escolas e creches realizam reuniões com comunidade sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância de JF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), escolas e creches de Juiz de Fora têm até o dia 18 de agosto para encaminhar para a Secretaria de Educação o material produzido a partir da escuta dos profissionais, das famílias e de bebês e crianças. Esta é uma das ações de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Juiz de Fora

 

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil (DEI), organizou uma orientação para escuta dos profissionais, das famílias e de bebês e crianças. Dos 11 eixos estabelecidos para a discussão do plano no município, 4 foram encaminhados para discussão nas escolas municipais, escolas particulares e creches parceiras:

 

– Educação Infantil;
– A criança e o direito ao brincar e à cultura;
– Crianças, infâncias e diversidade;
– A criança, o espaço, a cidade e o meio ambiente.

 

As escolas e creches devem realizar reuniões com as equipes escolares e famílias abordando a temática dos eixos propostos. Uma das instituições que já está realizando estas atividades é a Escola Municipal Professor Irineu Guimarães, conforme explica o diretor da escola, Flávio Lúcio Lamas:  “Está sendo uma experiência muito proveitosa e positiva, pois conseguimos com que todos os segmentos da escola tivessem voz como: professores, crianças, funcionários(as) e membros da comunidade representada pelos familiares das crianças. Foi uma grata surpresa o grande número de familiares que participaram da construção, onde puderam relatar as condições da escola e do bairro e ao mesmo tempo estarem dando sugestões, tecendo críticas, elogios e reivindicando melhorias.

 

“O resultado foi muito bom, tanto que a escola já pretende usar esse instrumento mais vezes para poder verificar qual a concepção dos familiares sobre o trabalho e organização da escola e atualizar seu Projeto Político Pedagógico”, disse Flávio.

 

Após o recebimento das contribuições das equipes das escolas e creches, as propostas serão sistematizadas por uma equipe técnica e encaminhadas ao Comitê Intersetorial de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.

 

Consulta Pública

 

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou no dia 1º de agosto, a fase de escuta à sociedade para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). A população poderá participar até o dia 31 deste mês, por meio de formulário no site da PJF, do planejamento das ações relacionadas a 11 eixos estabelecidos pelo plano, que é um documento político e técnico que orienta decisões, investimentos e ações de proteção e de promoção dos direitos das crianças na primeira infância (0 a 6 anos), articulando políticas e programas dos diferentes setores.

 

A gerente do DEI, Viviam Carvalho, explica porque a proposta de escuta também se estendeu aos bebês e crianças matriculadas nas creches e escolas, e como o processo se dará.  “Considerando a necessidade e a importância da participação dos bebês e crianças nesse processo,  elaboramos uma metodologia própria, contemplando as múltiplas linguagens, e tendo a ludicidade como eixo importante nessa construção. Como sugestões para escuta dos bebês e crianças, propusemos brincadeiras, desenhos, rodas de conversas, produções individuais ou coletivas, mapas vivenciais, maquetes, entre outros. Esse trabalho que está sendo realizado junto às escolas e creches, é uma forma de ampliarmos a participação e tem como objetivo maior reforçar o nosso compromisso junto à defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos da nossa cidade”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.