Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 6.700 absorventes foram entregues para 40 instituições que compõem o Mesa da Cidadania. Os itens de higiene pessoal foram adquiridos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), através de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut. Os itens serão distribuídos para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, a fim de erradicar a pobreza menstrual e conferir dignidade.
A distribuição dos itens ocorreu na tarde desta quinta-feira, 4, na Casa da Mulher Maria da Conceição Lammoglia Jabour. O encontro também serviu para que os trabalhos desenvolvidos pelo centro de referência municipal, voltado para o atendimento humanizado e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica, fossem apresentados para os representantes das entidades a fim de estreitar a relação com as comunidades.
A coordenadora da Casa da Mulher, Maria Cristiane Ribeiro, ressaltou a importância do espaço e o trabalho para que os serviços sejam do conhecimento das mulheres nos diferentes territórios de Juiz de Fora. “Oferecemos encaminhamentos, orientações, atendimento psicológico e jurídico no intuito de fortalecer e oferecer autonomia às mulheres vítimas dos diferentes tipos de violência”.
A coordenadora de políticas para as mulheres da SEDH, Samara Miranda, também enfatizou que o equipamento público deve ser aberto para toda a comunidade, inclusive lembrou da necessidade do engajamento do público masculino.
Sobre a doação dos absorventes, a vereadora Laiz Perrut esclareceu que a iniciativa é fruto de um projeto de lei das quatro representantes do Legislativo, onde permite à administração municipal atuar na dignidade menstrual de meninas e mulheres. “Precisamos pensar na saúde integral da mulher, percebemos que as meninas perdiam muitas atividades, deixavam de ir à escola porque não tinham o produto em casa. Muitas pessoas não têm condições de adquirir o item básico. O absorvente é um item de necessidade prioritária e deve ser fomentado também pelo Poder Público”.
Alessandra Cristina de Castro, voluntária da Obra do Apostolado de Santa Edwiges, comemorou a iniciativa. “Nossa associação atende crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade e esses absorventes serão muito úteis, uma vez que vão garantir a dignidade dessas mulheres que muitas vezes não têm acesso ao mínimo que é a higiene pessoal”.
Casa da Mulher
A Casa da Mulher fica na Avenida Garibaldi Campinhos 169, bairro Vitorino Braga. O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, e sábado das 8h às 12h. O telefone de contato é 3690-7292.