PJF lança sistema inovador para dar transparência às filas do SUS

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais uma ferramenta de benefícios e transparência para a população de Juiz de Fora, o BuscaSaudeJF foi oficialmente lançado nesta quinta-feira, 27. O novo dispositivo, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), é um sistema de transparência das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Juiz de Fora e de mais de 200 municípios das micro e macrorregiões de saúde de Minas Gerais.

A prefeita Margarida Salomão afirmou que este “é realmente um grande avanço. As pessoas, no mínimo, têm o direito de saber em que lugar da fila elas estão, na gestão de suas expectativas. No caso da saúde, você está sempre vivendo com o sofrimento pela emergência. Quem tem dor, em estado de fragilidade, o tempo para essa pessoa funciona de uma forma muito diferente”.

Desenvolvido para fornecer informações sobre consultas especializadas de primeira vez e retornos, além de exames, o sistema tem como objetivo principal disponibilizar estimativas de espera, informações sobre os níveis de atenção à saúde e a perspectiva regional, abrangendo todos os municípios pactuados no entorno de Juiz de Fora.

Segundo o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “é um momento muito importante, onde nós conseguimos fazer avançar a transparência no SUS, com a garantia de publicidade para um problema que existe, que são as filas. A PJF tem buscado enfrentar esse problema de diversas maneiras. O BuscaSaudeJF é uma estratégia de garantir transparência nas filas de espera dos procedimentos eletivos”.

A secretária de Governo, Cidinha Louzada, destacou que “muitas das vezes se contratam consultorias caras, que não dão resultados, pessoas que não conhecem a cidade. É importante exaltar o trabalho dos servidores que estão aqui e a presença do Ministério Público nas reuniões, auxiliando nas dúvidas, assim como os médicos da regulação e as pessoas que têm acesso ao sistema, têm esse entendimento. Esse direcionamento é muito importante para a transparência da coisa pública”.

O coordenador Regional das Promotorias de Justiça e da Defesa da Saúde, Dr. Rodrigo Barros, “damos mais um passo em direção à transparência, priorizando a qualidade de atendimento da população. Temos que reconhecer essa gestão do executivo municipal, porque grandes demandas que o Ministério Público sempre apresentou estão sendo olhadas de forma técnica e sendo superadas”.

De acordo com o promotor de Justiça e Defesa da Saúde, dos Idosos e da Pessoa com Deficiência, Dr. Jorge Tobias, “satisfação em poder ver esse trabalho desenvolvido, também em ação conjunta com o Ministério Público. Isso é muito importante. Aqui é a comprovação de que há um comprometimento por parte do município em tentar resolver as questões da saúde”.

Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Regina Célia de Souza, parabenizou a iniciativa. “O usuário que procura o Conselho está muito ansioso para saber a resposta, quando será atendido. A gente precisa ver essa questão da informação, o usuário precisa da informação correta. Quero dar os meus parabéns e torcer para que dê tudo certo”.

Para a ouvidora Municipal de Saúde, Samantha Borchear, “é importante que as pessoas tenham essa informação. Essa ferramenta vai ajudar a romper com alguns vícios e algumas práticas que infelizmente persistem, o ‘jeitinho’, o ‘furar fila’, o ‘passar na frente’, pois o que é prioritário precisa ser tratado como tal e é uma coisa que todos nós prezamos muito. É um passo importante no que tange ao acesso à informação”.

Um dos desenvolvedores do projeto, o gerente do Departamento de Planejamento em Saúde, Flávio Henrique de Almeida Junior, apontou que “o sistema BuscaSaudeJF já está no ar, disponível para toda a população de Juiz de Fora e Região. Todas as pessoas que recebem o atendimento aqui na cidade terão as informações publicizadas neste dispositivo”.

Sobre o BuscaSaudeJF

Como funcionalidades, o BuscaSaudeJF oferece total transparência em relação às filas de consultas especializadas e exames. As informações são provenientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e prestadores de serviços contratualizados pelo Município de Juiz de Fora. Além de fornecer informações específicas sobre Juiz de Fora, o sistema engloba todos os municípios pactuados no entorno da cidade, o que permite aos usuários uma perspectiva regional completa.

Através do CPF ou Cartão Nacional de Saúde, cada paciente tem acesso a informações detalhadas sobre todas as suas solicitações e confirmações de procedimentos. Isso inclui a unidade onde o procedimento será realizado, o tempo de espera até a realização do mesmo, a posição na fila e a chave de confirmação do procedimento. Com o BuscaSaudeJF, não é mais necessário imprimir papel para levar informações sobre procedimentos. Tudo pode ser acessado digitalmente com o login do paciente.
Benefícios:

O sistema promove maior transparência nas filas do SUS, permitindo que os pacientes saibam exatamente em que estágio do processo se encontram. Com as estimativas de espera disponíveis, os usuários podem planejar melhor suas atividades e compromissos, além de otimizar sua jornada de saúde. Através do acesso online, os pacientes podem obter informações sobre seus procedimentos de forma rápida e conveniente, sem a necessidade de deslocamento até unidades de saúde. O sistema também disponibiliza informações gerais sobre os níveis de atenção à saúde em Juiz de Fora, o que auxilia na compreensão do sistema de saúde local.

Estiveram presentes no lançamento também a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira; a secretária Adjunta de Saúde, Mirelly Cardoso; a segunda secretária do Conselho Municipal de Saúde, Maria Alice de Freitas; e o coordenador do comitê técnico da saúde integral da população negra, Fernando Eleutério.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.