Prefeita abre 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na tarde desta quinta-feira, 27, a prefeita Margarida Salomão abriu a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juiz de Fora. Na mesa de abertura, também estava presente a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea/JF), Maria Geralda de Souza Lopes e a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabiola Paulino da Silva.

No evento, a prefeita destacou o compromisso do governo com as políticas de segurança alimentar e nutricional. “O combate à fome foi e ainda é um compromisso inaugural. Em plena pandemia, numa situação inédita, muito difícil de ser comparada com outra experiência, nós tivemos uma resposta positiva, combatendo o vírus, a ignorância e a fome. Destaco o nosso avanço nas políticas públicas que, atualmente colocamos comida boa nas escolas: arroz orgânico, verduras e frutas frescas e da nossa região. Nós garantimos a refeição principal para as crianças, porque é impensável que uma criança com fome venha aprender alguma coisa. Por isso, colocamos café da manhã em todas as escolas. Cada criança que se alimenta de manhã, todos os dias, é um feito que não tem comparação. E temos a compreensão da importância dessa ação para a saúde, justiça social e para evolução civilizada dessa cidade”.

A presidente do Comsea/JF, Maria Geralda de Souza Lopes, desejou, em sua fala, que “a conferência, através do tema ‘Por Democracia com Comida de Verdade, Produção Sustentável e Soberania Alimentar’ e todos os eixos que o compõe seja de grande valia para todos os participantes, mas também para o município, estado e o Brasil”.

A abertura também contou com a participação das secretárias de Governo, Cidinha Louzada; de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira; de Educação, Nádia Ribas; dos secretários de Saúde, Ivan Chebli; Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha; de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado; e de Planejamento Urbano, Raphael Lopes.

Para iniciar as discussões da conferência, o público e os delegados contaram com uma palestra virtual sobre o assunto ministrada pela coordenadora-geral de Promoção da Alimentação Saudável do Departamento de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência, Família e Combate à Fome, Gisele Bortolini.

Segundo dia de Conferência

Nesta sexta-feira, 28, os participantes vão tratar de três eixos temáticos durante a conferência. O eixo 1 sobre Produção Alimentar Sustentável, o eixo 2 sobre Fortalecimento Popular e Comunitário em Segurança Alimentar e Nutricional e no Sisan e o eixo 3 sobre o combate à fome e à miséria como promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e inclusão social.

Nestes três eixos, participam delegados representantes de organizações, delegados representantes de entidades ou órgão público, delegados profissionais da área de nutrição e saúde, delegados natos e membros da Comissão Organizadora e observadores. O encontro também contará com a presença de especialistas e atuantes no tema. Confira os participantes abaixo:

– Eixo 1 – Produção Alimentar e Sustentável: 

Waltencir Carlos – Gestor Ambiental, pós-graduação em Gestão Estratégica de Custos; Presidente da Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico), conselheiro no COMSEA/JF e Produtor Rural.

Jessica Siviero – mestre em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e especialista em Justiça Climática na ActionAid.
– Eixo 2 – Fortalecimento popular e comunitário em Segurança Alimentar e Nutricional e no SISAN:

Geina Faria dos Santos – Nutricionista, Mestre e Doutora em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP. Especialista em Gastronomia Funcional. Docente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), lotada atualmente no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Presidente da Comissão Orientadora de Estágio (COE Nutrição – UFJF), Tutora da Empresa Alimentar Jr – UFJF. Atua em projetos de pesquisa e extensão na graduação com a temática de consumo alimentar, comensalidade e análise sensorial. Voluntária do Plantio Solidário MST Zona da Mata e integrante do Grupo de Trabalho Alimentação.

Maria José Franco Santana – Pedagoga, da Comunidade Quilombola Colônia Paiol, situada na cidade de Bias Fortes.
– Eixo 3 – Combate à Fome e a miséria como promoção do direito humano à alimentação adequada e inclusão social

Leonardo Koury Martins – Assistente Social, Professor do Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas. Pesquisador Associado à Rede PENSSAN.

Andrea David – Assistente Social e Gestora de Políticas Públicas, Assessora do Gabinete do Procurador-Geral do Ministério Público de Minas Gerais. Assessora Especial da Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público e do Grupo Nacional de Trabalho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério Público Brasileiro. Membro do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar desde 1998. Atualmente é observadora convidada do Consea Nacional.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.