Treinamento sobre o Código de Conduta Ética e Integridade da Cesama promove reflexões para o ambiente de trabalho

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), conceitos como mudança, autorresponsabilidade, ética, trabalho, inteligência emocional e felicidade foram destaques no treinamento anual sobre o Código de Conduta Ética e Integridade da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento reuniu trabalhadores da companhia, divididos entre os dias 10, 11 e 12, no anfiteatro da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), sendo uma oportunidade para promover reflexões importantes para a conduta no ambiente de trabalho, mas válidas também para a vida.

Um dos temas discutidos foi sobre a definição de trabalho. “É aquilo que te tira de um lugar e te leva a outro, é muito mais do que uma remuneração, é identidade. Não é o destino e, sim, o caminho que você escolhe”. A fala é do psicólogo e terapeuta organizacional Bedsen Rocha, responsável pela condução do treinamento, que destacou a importância da ética e da autorresponsabilidade nesse contexto.

No caso do primeiro, “é ter muito mais do que empatia, é ter simpatia. É a soma de valores e princípios que usamos para guiar nossa conduta.” Já a autorresponsabilidade, segundo ele, diz respeito a uma mudança de comportamento. “É passar um crivo nos sentimentos, deixando de ser auto culpáveis, para investir na ação e usar os recursos, como a criatividade e os relacionamentos, da melhor forma. Afinal ninguém perde por ser bom”, concluiu.

Presidente do Comitê de Ética e Integridade da Cesama, o gerente de Tecnologia e Inovação da Cesama, Celito Luz, reforçou porque é tão importante discutir esses dois conceitos. “Autorresponsabilidade e ética estão diretamente ligadas à forma como nos posicionamos em uma tomada de decisão e, para isso, é necessário ter uma base”, explicou. Segundo ele, o treinamento tem, justamente, essa função, “mostrando quando é minha responsabilidade e quando é do outro.”

Presente no primeiro dia do treinamento, o operador de estação da companhia, José Luís Ribeiro, concorda. “Acho muito interessante esse tipo de evento porque mostra muitas coisas que nós temos ou somos, mas não colocamos em prática. Ao mesmo tempo, a presença de todos os empregados é uma oportunidade para assumirmos a responsabilidade e promover uma mudança em conjunto, uns ajudando os outros.”

Outras informações:

(32) 3692-9179 – Assessoria de Comunicação da Cesama

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.