PJF realiza Encontro de Teatro das Escolas Municipais no Teatro Paschoal Carlos Magno

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na manhã desta quarta-feira, 21, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Secretaria de Educação (SE), realizou a 4ª edição do Encontro de Teatro das Escolas Municipais no Teatro Paschoal Carlos Magno. Participaram da ação as escolas municipais Arlete Bastos de Magalhães e Vereador Marcos Freesz, com 119 estudantes.

A proposta do evento é que os participantes apresentem uma cena ou trecho de uma proposta cênica, ainda que em construção, e/ou um jogo teatral, a fim de vivenciar outras possibilidades de abordagem e de encenação. Ao final do evento, é realizada uma roda de conversa onde são apresentadas as vivências de cada participante.

“São muitas ações que desenvolvemos ao longo do ano. A gente começa com a Dança da Escola no Calçadão e a segunda ação é o encontro de teatro. É muito bacana, pois o aluno de uma escola vê o aluno de uma outra escola, fazendo teatro, vê o professor da outra escola, e se reconhece nesse processo. Isso fortalece, cria laços de afetividade, e celebra a linguagem do teatro no Programa Arte/Educação da rede municipal”, explica o supervisor de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), Cristiano Fernandes.

O projeto Encontro de Teatro das Escolas Municipais foi criado em 2016 com o objetivo de fortalecer o ensino e as práticas de teatro nas escolas, como um evento anual, envolvendo estudantes e professores em um espaço cultural próprio do teatro, com infraestrutura e recursos específicos dessa linguagem artística.

A intenção do projeto é criar uma interação entre os/as envolvidos/as, estimulando-os/as a enriquecerem suas práticas pela oportunidade de ver colegas estudantes apresentando um trabalho, podendo conversar sobre esse processo do fazer teatral após a partilha das apresentações. Assim, estudantes, orientados por seus(uas) professores(as), exibirão uma cena, ou trecho de uma proposta cênica, finalizada ou em processo de construção, com temática livre.

De acordo com a professora de teatro, Pauline Mara Silva da Arlete Bastos, os alunos se empolgaram bastante para o evento. “Eu já fiz parte desse encontro em outros anos, 2016, 2017 e agora. Os meus alunos estão muito animados, muito empolgados. Estão maravilhados, participaram no início e estou adorando o clima deles, essa empolgação”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.