Conselho da Pessoa com Deficiência realiza escolha dos representantes da sociedade civil

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência -CMDPD/JF, realizou o V Processo de Escolha dos representantes da sociedade civil para o Biênio 2023/2025. O êxito desse processo se deu através de roda de conversas com os usuários e parcela de entidades de promoção e assistência às pessoas com deficiência da cidade, com destaque para o número de 30 usuários nas modalidades deficiência auditiva, visual, motora e intelectual. A posse do CMDPD/JF será realizada no dia 4 de julho, às 14h, na Casa dos Conselhos.

De acordo com a presidente do Conselho, Valéria Andrade, nesse momento o CMDPD/JF recupera uma tradição em sua história ao retomar o diálogo estreito com as entidades e usuários que ao longo do tempo foi se esvaziando. E agora, diante dessa reorganização, é retomada a ampliação do diálogo entre o governo e a sociedade civil de forma expressiva.

Para Tainara dos Santos Pires, mãe do jovem Taylor dos Santos, usuário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a eleição para o conselho é uma grande conquista, porque a pessoa com deficiência intelectual precisa estar representada para que seus direitos também sejam considerados perante o conselho.

A assembleia de escolha foi realizada na Casa dos Conselhos, órgão vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) responsável pela estruturação, apoio administrativo e assessoramento técnico dos conselhos municipais, promovendo a coexistência e a troca de experiências entre os conselhos executores de políticas públicas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é vinculado administrativamente à SEDH, que tem como um dos seus objetivos o assessoramento da Prefeitura de Juiz de Fora na formulação e implementação da política de promoção das pessoas com deficiências, no sentido de sua inserção na cidadania ativa.

Resultado do processo de escolha:

Fundação João Theodósio Araújo – Associação dos Cegos : Maria Rachel Miranda Peluso

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (Apae): Elizabeth Maria Novaes Camargo

Hospital Evandro Ribeiro Ltda: Rogério Ribeiro de Castro

Imepp – Atendimento Socioassistencial: Titular – Mara Lúcia de Souza Carvalho e Suplente: – Luiz Fernando Freez

Sociedade Eunice Weaver de Juiz de Fora: Alanna Zago Cunha

Instituto Clínica e Cirurgia Santa Catarina: Raphaela Brasil Costa de Souza

Usuários: Edilaine Aparecida da Rocha, Marcelo Tavares Bandeira de Melo, Maria Valéria de Andrade, José Nicomedes Teixeira, Carlos Eduardo Gonçalves, Charles Ferreira da Silva, Antônio Neves de Campos e Taylor dos Santos Silva

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.