Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o tradicional cortejo do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), fará a abertura oficial da edição 2023 do Corredor Multicultural, nesta quinta-feira, 22. Crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam as oficinas culturais do programa, além de articuladores culturais e coordenadores, participarão do cortejo, agendado para 14h, com concentração na esquina das ruas Halfeld e Batista de Oliveira, no Centro. O cortejo seguirá no sentido do Parque Halfeld.
A programação do primeiro dia da maratona cultural, que comemora o aniversário de 173 anos de Juiz de Fora, inclui ainda uma série de atrações no Parque Halfeld. Às 16h, o palhaço Rosquinha apresenta o espetáculo “Café com Rosquinha”. Em seguida, às 17h, o público poderá conferir a ancestralidade da música de matriz africana com o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, criado em 1964 e registrado como patrimônio imaterial de Juiz de Fora.
O Coral da Cesama, com 28 vozes, sob regência de Victor Cassemiro Leite, se apresentará na sequência, às 18h. Cuidadosamente escolhido, o repertório inclui clássicos como: “Eu sei que vou te amar”, “É D’Oxum”, “Que Maravilha!” e “Princesinha de Minas”.
Encerrando em grande estilo a programação de quinta, no Parque Halfeld, o artista Gabriel Acaju fará show apresentando seu disco Brasil LoFi, na versão completa da banda, além de antecipar algumas faixas de seu próximo álbum “A História de Criança em Sagacidadinheiro”, como a canção “Anseio”, três vezes finalista em festivais nacionais de MPB e pódio na última edição do Festival Nacional Canto das Agulhas Negras, em Visconde de Mauá. Com repertório 100% autoral, a apresentação contará com os músicos Advar Medeiros (sax e flauta), Augusto Vargas (baixo), Cyro Soares (bateria), Luiz Henrique Andrés (teclado) e Mário Lorenzi (guitarra).
Praça CEU
A Zona Norte também terá atividades no primeiro dia de programação do 13º Corredor Multicultural. A Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira) vai oferecer uma Oficina de Balé Clássico, com foco em adolescentes (idade mínima de 14 anos). O conteúdo será ministrado pelo articulador Welbert Rodrigues. São disponibilizadas 15 vagas e as inscrições já podem ser feitas na secretaria do equipamento cultural, localizado na Avenida Juscelino Kubitschek 5.899, Benfica. São disponibilizadas 15 vagas.
Também na Praça CEU, às 18h, acontece a Noite Literária, que é uma iniciativa da Oficina de Teatro, coordenada pelo articulador cultural Lucas Nunes, em parceria com a Sala de Leitura do equipamento urbano.