E. M. Fernão Dias Paes realiza o projeto “Leia com uma criança”

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Projeto “Leia Com Uma Criança”, realizado na E. M. Fernão Dias Paes no mês de abril, incentivou a importância da preservação ambiental e a relação entre ser humano e natureza através do livro “A Pescaria do Curumim E Outros Poemas Indígenas” Escrito por Tiago Hakiy, descendente do povo Sateré Mawé, o livro traz 12 poemas recheados de lembranças e afetos sobre um jeito de ser criança que tem muitas relações com a natureza. O livro faz parte de uma parceria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) com o Itaú Social, que nesta edição do programa, distribuiu mais de uma obra escrita pelo autor indígena.

A proposta partiu das professoras das três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, em especial da professora Nara, que sugeriu o trabalho quando a escola recebeu os livros. Com o desenvolvimento deste projeto, buscaram desenvolver a compreensão da importância da preservação ambiental e a relação entre ser humano e natureza, além de identificar os diferentes animais presentes na história, refletir sobre a importância da preservação da fauna e flora aquática, entender as práticas de pesca e seus impactos no meio ambiente e valorizar a cultura e tradição indígenas.

Para isso, foi realizada leitura compartilhada do livro “A Pescaria do Curumim E Outros Poemas Indígenas” e escolhidos para desenvolver o trabalhados em cada uma das turmas do 1º ano os poemas: O Banquete dos Peixes, Poema Pássaros da Floresta e O Peixe Pirarucu.

Durante a leitura, os alunos foram estimulados a perceber e identificar a presença de diferentes animais na história,  bem como a relação entre o personagem principal e a natureza. Na roda de conversa, discutiu-se as práticas de pesca apresentadas no livro, e  seus impactos no meio ambiente. Os alunos foram convidados a refletir sobre a importância da preservação e das boas práticas de pesca.

Ao final da atividade, foi proposta uma socialização para elaboração de um projeto de preservação ambiental, onde os alunos apresentaram propostas de ações concretas que contribuam para a preservação do meio ambiente para as outras turmas. Foi realizada também a culminância do projeto que contou  com os  pratos típicos da culinária; onde foi feito uma pesquisa prévia com eles e depois a degustação dos pratos: açaí, banana assada, paçoca, canjica, tapioca, pipoca, broa de milho.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.