Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluiu nesta quarta-feira, 24, o primeiro módulo presencial do Líder+Ágil para supervisores da PJF com o workshop cultura de feedback. Realizado no auditório do Instituto Metodista Granbery, o evento reuniu, em duas turmas, cerca de 400 supervisores de diversos setores.
O workshop foi conduzido pelo gerente da Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Sepopp), Antônio Carlos da Hora, pelo professor da Secretaria de Educação (SE) da PJF, Marcos Moreira, e pelo professor da UniAcademia, Sebastião Alves. Trazendo a temática da comunicação não violenta e da cultura do feedback, uma série de dinâmicas e oficinas permitiram a integração e a troca de experiências entre os servidores. Provocados pelos facilitadores, os servidores foram convidados a refletirem sobre a comunicação entre as próprias equipes no dia-a-dia dos ambientes de trabalho.
“Foi uma grata surpresa. Pudemos tomar consciência de como os erros e os acertos fazem parte da condução do nosso trabalho, e também entendemos que nossas falhas podem ser remediadas com reflexão. Poder contar com momentos lúdicos e ativos como este faz toda a diferença no incentivo para que cada servidor continue agindo com esforço e dedicação”, avaliou a supervisora do Departamento de Formação Permanente da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Mericol Freitas.
Para o supervisor de Apoio Administrativo e Controle do Patrimônio da Secretaria de Comunicação Pública (Secom), Thiago Silva, “foi muito importante a interação entre os servidores, ouvir relatos de situações que alguns já passaram”. A supervisora de Auditoria de Pessoal da Controladoria Geral do Município, Patrícia Melo, ressaltou a importância da experiência. “Cada participante pôde olhar para si mesmo e ver que o simples fato de se colocar no lugar do outro pode ser o bastante para uma comunicação assertiva. A dinâmica serviu para mostrar que muitas vezes nós praticamos a comunicação violenta, mesmo que de forma sutil, e que essa comunicação pode ser desconstruída com simples mudanças na forma de abordagem, no conhecimento dos fatos, no ouvir o outro”, avaliou Patrícia.
O Líder+Ágil é desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos, através dos departamentos de Desenvolvimento do Servidor (DDS) e da Escola de Governo (DEG), e da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA), com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de lideranças. O cronograma ainda envolve conteúdos como gestão do tempo, o papel do servidor público na perspectiva da cidadania e ferramentas operacionais, disponibilizados tanto na plataforma Moodle quanto em eventos presenciais.