Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no dia 31 de maio é celebrado o “Dia Mundial sem Tabaco” . Para relembrar a data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo (Secoptt), da Secretaria de Saúde (SS), realiza uma série de ações, como palestras, rodas de conversa e panfletagem.
Em 2023, o tema da Campanha é “O Uso do Cigarro Eletrônico” e convida a todos os gestores e profissionais de saúde a promoverem atividades de educação em saúde, mobilização e sensibilização alertando a população, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre o cigarro eletrônico e os riscos à saúde quanto ao uso deste produto.
O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença pediátrica, tendo em vista que crianças, adolescentes e jovens têm sido expostos cada vez mais precocemente a ele. A iniciação precoce eleva as chances de adoecimento por Doenças Crônicas Não Transmissíveis na vida adulta. Desta forma, o objetivo da campanha é alertar crianças, adolescentes e jovens sobre o uso do Cigarro Eletrônico, destacando os benefícios ao parar de fumar e os malefícios causados pelo tabagismo em qualquer uma de suas formas.
Cigarro Eletrônico
O uso de cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional e mais de quatro vezes o risco de uso do cigarro. A iniciação do uso do cigarro convencional, a partir do uso do cigarro eletrônico, pode ser explicada pelo fato de que cigarros eletrônicos contendo nicotina podem levar à dependência dessa substância e à procura por outros produtos de tabaco.
Os cigarros eletrônicos expõem o organismo a uma variedade de elementos químicos gerados de formas diferentes. Uma pelo próprio dispositivo (nanopartículas de metal), a segunda tem relação direta com o processo de aquecimento ou vaporização, já que alguns produtos contidos no vapor de cigarros eletrônicos incluem carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas, potencialmente causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares.
O uso constante e mais intensivo expõe a pessoa a lesões extensas e graves no tecido pulmonar, muitas delas irreversíveis. O crescimento expressivo do uso de dispositivos eletrônicos de fumar por adolescentes que tem sido observado, que são atraídos por dispositivos com design contemporâneo, falsamente propagandeados como inofensivos. Não há evidências conclusivas de pesquisas sem conflito de interesse (não financiadas pelas empresas de tabaco) de que eles são, de fato, produtos de risco reduzido.
Atendimento aos fumantes
A PJF oferece todo suporte às pessoas fumantes que desejam parar de fumar. Os tratamentos aos tabagistas podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Secoptt, não sendo necessário encaminhamento. Quando o usuário pertence à área coberta, deverá ir até à UBS de referência de seu bairro. Quando localizado em áreas descobertas, deverá entrar em contato com o Secoptt, pelo telefone 3690-7714.
O Secoptt tem por objetivo coordenar as ações em nível municipal para o controle e cessação do tabagismo, promovendo a socialização das informações sobre os malefícios do tabaco, capacitando os profissionais de saúde para atuarem na prevenção e tratamento do tabagismo. O Serviço de Controle, Prevenção e Tratamento do Tabagismo fica localizado no primeiro andar do PAM Marechal, na sala 103.
Programação:
30/05:
– Campanha para colaboradores e comunidade local, das 10h às 14h, no Pátio da Nexa (Comunidade Bairro Igreijinha)
31/05:
– Realização de abordagem para toda a população, das 8h às 12h, mas, principalmente, para adolescentes e jovens, no Térreo do Pam Marechal e região central.
– Palestra para os servidores, às 14h: Falando sobre Tabagismo, na Secretaria Regional de Saúde (Palácio da Saúde)
01/06:
– Roda de Conversa, às 14h, com ex tabagistas que realizaram tratamento no Secoptt
14/06:
– Palestra para adolescentes e jovens no Pólo de Medidas Socioeducativas, às 9h: Falando sobre Tabagismo.