Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), oferecer possibilidades para quem quer descobrir a arte da panificação e proporcionar um espaço onde serão oferecidas atividades práticas, novos conhecimentos e vivências. Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UniAcademia, por meio da disciplina de processo criativo do curso de gastronomia da instituição.
O centro universitário entrou em contato com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) para a criação de turmas com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade. A proposta das oficinas, além do caráter pedagógico, é proporcionar atividades de geração de emprego, renda e, sobretudo, atuar diretamente na autoestima.
Nesta quarta-feira, 17, foi realizada a oficina de pães, bolos e biscoitos para 15 pessoas em situação de rua. O encontro foi dividido em duas etapas: aula teórica na parte da manhã e aula prática no período da tarde. A oficina tem como objetivo principal proporcionar atividades de geração de emprego e renda para esta parcela da população.
De acordo com o assessor responsável pelo atendimento à população em situação de rua da SEDH, Jordan Beloto, os alunos ficaram animados com a capacitação e se interessaram pelo trabalho no ramo. “São ensinamentos em dois sentidos: capacitar essas pessoas profissionalmente, visto que o mercado de cozinha demanda mão de obra na cidade, e o outro é permitir iniciativas de pequena produção para a venda”.
Já participaram das oficinas mulheres assistidas pela Casa da Mulher e mães de crianças no espectro autista, migrantes, público LGBTQIAPN+ e agora representantes da população em situação de rua.