O Festival Paralímpico deve reunir mais de 16 mil crianças e jovens em 119 locais das 27 unidades federativas do Brasil, neste sábado, 20. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e tem o objetivo de promover atividades esportivas lúdicas, que simulam a prática de modalidades paralímpicas, como vôlei sentado, atletismo, goalball, badminton, surfe adaptado, entre outras.
Até a manhã dessa terça-feira, 16, o CPB havia recebido 15.086 inscrições, dentre as quais 81,6% (aproximadamente 12.200) eram de participantes com deficiências. A maior parte deles têm deficiência intelectual (37,8%). Depois, vêm as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (19,5 %) e os com deficiências físicas (10,8%). Os outros inscritos se dividem entre os que têm deficiências visual, auditiva e múltiplas.
Para o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, o Festival é a oportunidade ideal para despertar o interesse pelo esporte paralímpico em toda a população brasileira. “Nós levamos a prática e um maior conhecimento sobre o Movimento Paralímpico para todo o território nacional, de uma maneira prazerosa, como forma de brincadeira. É uma manhã de diversão. Além das crianças, os pais e todos os envolvidos compreendem os benefícios gerados pela prática esportiva. Então, muitos saem do evento e procuram uma associação ou um de nossos Centros de Referência, fazendo com que as atividades físicas virem uma rotina”, explicou Ramon.
CONFIRA A LISTA DE TODOS OS NÚCLEOS SELECIONADOS AQUI.
Neste ano, pela primeira vez, o Festival será realizado em duas edições. A primeira etapa será neste sábado, 20, e a segunda, 23 de setembro. As inscrições ficarão abertas até o dia das atividades.
Dos núcleos selecionados, 34 são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.
Patrocínios
O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Fonte: CPB