Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis do município, promove nesta quinta-feira, 11, a segunda edição do “Coleta Seletiva na Praça”. O projeto tem como foco a coleta de materiais recicláveis, como vidro, plástico, metal, papel, óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. A ação acontece toda quinta-feira, de 9h às 17h, na Praça da Estação, no Centro.
Os catadores de materiais recicláveis são um dos principais agentes políticos na defesa do desenvolvimento sustentável. Materiais como papel, papelão, plástico, vidro, além de sucatas de eletrônicos, transformam-se em renda para os catadores que atuam nas associações, contribuindo também com a preservação do meio ambiente. Na inauguração foram recolhidos cerca de cem quilos de materiais recicláveis.
A iniciativa é parte das ações pensadas em conjunto pelas associações e a PJF, sob coordenação da secretária de governo, Cidinha Louzada. Além do recolhimento de materiais, a “Coleta Seletiva Na Praça” terá mais duas atividades promovidas pela PJF: o Procon Aqui, que estará oferecendo atendimento sobre direitos do consumidor; e o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, que estará com assessores da Secretaria de Governo preparados para receber pedidos relacionados à zeladoria do município. Todas as ações acontecem de 9h às 17h.
Materiais que serão recolhidos
– Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
– Plástico: Isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC;
– Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
– Metal: Latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
– Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
– Também será disponibilizado um espaço para o descarte de óleo de cozinha usado. Para ser descartado, deve ser colocado em garrafa pet bem fechada, para evitar vazamentos.
Coleta seletiva
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 62% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de realizar campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.
Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.