Prefeitura sinaliza mais de 16 km de vias somente no primeiro semestre do ano

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF está trabalhando intensivamente para revitalizar as sinalizações de trânsito horizontal e vertical de toda a cidade, como pinturas viárias e reforço com placas de regulamentação e advertência. Somente no primeiro trimestre deste ano, as vias da cidade foram beneficiadas com cerca de 6.624,54 m² de pintura aplicada e 1.466 intervenções em placas implantadas e substituídas. Ao todo, estes serviços contemplaram mais de 16 km de ruas e avenidas em todo o município.

Os resultados já são visíveis como as recém-recapeadas avenidas Paulo Japiassú Coelho, Coronel Vidal e as ruas José Eutrópio e Henrique Burnier. A revitalização também foi realizada nas avenidas Barão do Rio Branco, Rui Barbosa e nas ruas Paracatu, Alencar Tristão e Ibitiguaia. Estas vias, juntas, recebem diariamente cerca de 20% da frota circulante no município, sendo também utilizadas por parte igualmente relevante de pedestres. O distrito de Penido, depois de ser todo calçado com bloco entre travado pela PJF, recebeu sinalização horizontal e vertical da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) em todas as suas vias.

Para a pintura das vias, a tinta aplicada é preparada de uma forma que a torna mais reflexiva. Uma avenida como a Paulo Japiassú Coelho demora cerca de 20 dias de trabalho noturno, a partir de 22h, para ser totalmente sinalizada, caso não haja precipitações e o asfalto não fique molhado. Já as placas, seladas com película retrorrefletiva, geralmente danificadas por ações de vandalismo e acidentes de trânsito.

De acordo com a gerente de Departamento de Planejamento e Circulação Viária da SMU, Rute da Veiga, a segurança é o principal objetivo da secretaria com a implantação da sinalização. O trabalho de manutenção de eixos, marcas, símbolos, legendas e implantação de placas determinam regras, restrições e orientações, indicando condutas a serem obedecidas por motoristas e pedestres, assegurando a esses cidadãos o direito fundamental de proteção da vida. “É importante que a população faça parte destas ações, contribuindo e respeitando a sinalização que consequentemente gera valores e gentileza no trânsito. As atuações da SMU ainda devem aumentar exponencialmente, pois uma equipe deve entrar em operação até o final do mês, atuando em pontos expressivos próximo a escolas, centros comunitários e unidades hospitalares, e também na implantação de vagas especiais”, afirma a gerente.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.