Com 1.283 postos, Juiz de Fora tem melhor resultado de geração de empregos dos últimos 15 meses

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora gerou 1.283 postos de trabalho em março de 2023. O saldo, resultado da diferença entre 6.778 admissões e 5.495 desligamentos realizados no período, é o melhor registrado desde novembro de 2021. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado nesta quinta-feira, 27, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em comparação com o mês de março do ano passado, quando o índice apresentou saldo positivo de 183, foram criados 1.100 postos de trabalho a mais.

Em março, o estoque (total de vínculos celetistas) na cidade chegou a 137.063, crescimento de 0,94% em relação ao mês passado. O aumento é superior ao registrado em Minas Gerais, de 0,86%, e no Brasil, de 0,45%.

Em Juiz de Fora, todos os setores apresentaram resultado positivo. O setor que mais empregou no período foi o de Serviços, com saldo positivo de 837 postos de trabalho; seguido do Comércio, com 352; Construção, 57; Indústria, 24; e Agropecuária, 13.

Em Minas Gerais, as admissões superaram os desligamentos em 38.730 postos. Houve saldo positivo em todos os setores. Com relação aos dados referentes ao país, o saldo total de empregos também ficou positivo, 195.171. Todos os setores apresentaram saldo positivo, exceto a Agropecuária.

Para o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, o desempenho de Juiz de Fora no Caged é coerente com a natureza da sua estrutura produtiva, impactada pelo setor de serviços. “É preciso, contudo, que, a partir desse diagnóstico, possamos converter aquilo que é potencial em fator de desenvolvimento e geração de renda e oportunidades de ocupação para as pessoas. É o que procuramos fazer com as ações para tornar Juiz de Fora polo internacional de economia criativa, o esforço de aproximação das nossas instituições de pesquisa com o setor produtivo, com o propósito de acentuar as atividades intensivas em tecnologia, de modo a poder transformar a estrutura produtiva de Juiz de Fora, tornando maiores e melhores as oportunidades de ocupação para as pessoas que aqui vivem.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.