A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas embarca nesta sexta-feira, 28, com destino a Portugal. A equipe de 12 atletas disputará o Mundial da modalidade, em Vilamoura, de 1º a 7 de maio.
Foram convocados três atletas de cada categoria, incluindo tanto jogadores experientes como também promessas da modalidade.
Na última edição do torneio, em maio de 2022, o Brasil saiu com uma medalha de bronze. À oportunidade, Ymanitu Silva, Leandro Pena e Augusto Fernandes ficaram em terceiro lugar na disputa por equipes da categoria Quad (atletas que também possuem deficiências nos membros superiores).
Ymanitu também foi vice-campeão em dois Grand Slams desde 2022: Roland Garros e Aberto da Austrália. Em ambas as competições, ele chegou ao pódio nas duplas. Ele e Leandro participam da nova edição do campeonato, dessa vez ao lado de João Takaki.
Quem também estará em Portugal é a tocantinense Jade Lanai, 18, primeira atleta brasileira a conquistar um Grand Slam no tênis em cadeira de rodas. Em setembro do ano passado, ela venceu o Aberto dos EUA, em Nova York, nas chaves de simples e duplas da categoria Júnior. Em 2023, ela passou a competir no adulto.
Neste ano, os atletas brasileiros conquistaram seis medalhas de ouro e seis de prata em torneios sul-americanos realizados no Chile e na Argentina. Quatro delas foram obtidas por um dos convocados para o Mundial, o mineiro Daniel Rodrigues. Ele obteve a medalha de ouro nas chaves de simples em ambas as competições. Nas duplas, foi campeão e vice.
Esta será a sexta vez consecutiva em que a Seleção Brasileira terá representantes nas quatro categorias: Feminino Open, Masculino Open, Quad e Júnior. A convocação inicial contava com 14 atletas, porém Gustavo Carneiro e Lucimaria Nascimento tiveram de ser cortados por questões médicas.
Confira a lista de convocados
MASCULINO OPEN
Daniel Rodrigues
Jucelio Torquato
Rafael Medeiros
FEMININO OPEN
Meirycoll Duval
Maria Fernanda Alves
Jade Lanai
QUAD
Ymanitu Silva
Leandro Pena
João Takaki
JÚNIOR
Vitória Miranda
Lorenzo Godoy
Luiz Calixto
Capitães
Raphael Moraes (Masculino)
Lázaro Herculano (Feminino)
Vinícius Cyrillo (Quad)
Leonardo Oliveira (Júnior).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro