Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF inaugurou nesta quinta-feira, 13, o novo endereço do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em prédio anexo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), na Rua Dr. Dirceu de Andrade, 33, no bairro São Mateus. A mudança busca garantir uma retaguarda hospitalar ao espaço, proporcionando um ambiente mais seguro e humanizado tanto para os profissionais como para os pacientes e seus acompanhantes.
No evento, a prefeita Margarida Salomão destacou que “governar é estar aflito, mas especialmente aflitos ficamos quando repercutimos a aflição das crianças e de suas famílias, é uma aflição insuportável e que nos mobilizou profundamente. Dada a impropriedade do antigo equipamento, nós então fizemos o que é correto fazer, uma chamada pública para credenciar um equipamento que tivesse disposição e condições técnicas de assumir essa tarefa. Aqui não se faz as coisas na canetada, tudo é feito dentro dos preceitos do estado democrático de direitos e dentro daquilo que a razão democrática e republicana reclama”.
Com um investimento de R$ 700.000,00 para reforma e aquisições de equipamentos, o novo local garantirá apoio de diagnóstico mais rápido, acesso a exames laboratoriais de imagem em menor tempo e sem necessidade de deslocamento de pacientes e amostras, e a possibilidade de internação para casos graves sem a exigência de transferência. Os atendimentos se iniciam ainda nesta quinta, a partir das 19h.
A chefe do executivo municipal ainda pontuou que o novo espaço “é fruto de mais uma parceria, consolidada, como o HMTJ, pela qualidade do atendimento que aqui é oferecido. Nós não temos nenhuma dúvida que, ao conhecerem essas instalações, as pessoas ficarão confiantes de que as crianças de Juiz de Fora e região terão o melhor atendimento possível.”
O secretário de Saúde, Ivan Chebli, aponta que “essa integração do PAI com o HMTJ é uma grande conquista para toda a população de Juiz de Fora e Região. Seremos o maior Pronto Atendimento Infantil da Macrorregião Sudeste. Com um local adequado que garanta o atendimento 24 horas, uma equipe qualificada com apoio e diagnósticos 24 horas, leitos de retaguarda clínicos, cirúrgicos e de UTI, nós estamos garantindo a integralidade da atenção à saúde.”
O presidente da Câmara de Vereadores, José Márcio Garotinho, ressaltou que “por ser um equipamento público, não quer dizer que não tenha qualidade, eficiência, beleza. Hoje eu vejo aqui tudo isso. Um equipamento bonito e com toda a estrutura de um hospital à sua volta. Quem ganha é o cidadão.”
De acordo com o diretor-presidente do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Marco Antônio Guimarães de Almeida, “sabemos dos desafios que temos de enfrentar devido ao período pós Covid-19, que acarretou no crescimento no número dos atendimentos infantis. Portanto, é através dos desafios que superamos obstáculos e com a dedicação dos nossos colaboradores, servidores, médicos e enfermeiros da PJF, estaremos alinhados com o propósito: cuidar da saúde das crianças é cuidar do nosso futuro.”
Segundo o presidente do Conselho Diretivo do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, José Mariano Soares de Moraes, “eu continuo crendo que essa parceria entre o HMTJ e a PJF, juntamente com outras esferas governamentais, pode buscar a complementaridade que vai sublimar um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, o financiamento da assistência à saúde.”
Conforme a ouvidora Municipal de Saúde, Samanta Borchear, “como usuária do SUS, com muito orgulho, sabemos que a população quer bom atendimento, com dignidade, com qualidade, com recurso. Eu não vejo motivos para me opor a esse equipamento que vai, com certeza, elevar o atendimento às nossas crianças.”
Participaram da abertura a secretária de Governo, Cidinha Louzada; de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado; de Esporte e Lazer, Marcelo Matta; de Assistência Social; Malu Salim; de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira; de Comunicação, Márcio Guerra; de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo; da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva; de Transformação Digital e Administrativa, Eduardo Floriano; a diretora Geral do Demlurb, Ana Luisa Afonso Guimarães; além do procurador Geral do Município, Marcus Motta, e de subsecretários e subsecretárias da Saúde.
Também estiveram presentes no evento os vereadores Antônio Aguiar, Luiz Otávio Fernandes Coelho Pardal, Laís Perrut, Vagner de Oliveira, Juraci Scheffer, João Wagner Antoniol, Nilton Militão, Thiago Bonecão e Bejani Jr.
Novo endereço do PAI
São 11 leitos de observação, sendo dois de isolamento com antessala, três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de urgência e medicação externa, sala de raio-x integrada, seis sanitários e conforto médico e de enfermagem, acesso a exames de imagem e laboratoriais de forma ágil, retaguarda de cirurgia pediátrica, neurologia, ortopedia e leitos de enfermaria e UTI, esses financiados exclusivamente pelo Município de Juiz de Fora, sem a participação do Estado de Minas Gerais ou Ministério da Saúde.