Três alunos da Escola Paralímpica de Esportes participam de treinos da Seleção de base do judô

Três alunos da Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projeto de iniciação esportiva para crianças e jovens de 7 a 17 anos com deficiência, vão integrar a Seleção Brasileira de base do judô, entre os dias 1º e 8 de abril. Eles participarão do Campo de Treinamento de jovens da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). As atividades serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Jorge Luiz Escarante, Wiliany Vitória Costa e Ana Clara Rodrigues são os alunos da Escolinha, como o projeto do CPB é carinhosamente chamado, que estarão presentes na semana de treinos no CT Paralímpico. Todos eles subiram ao pódio na última edição da Copa Loterias Caixa de judô, competição realizada pela CBDV e destinada a jovens promessas do paradesporto nacional.

Wiliany, da classe J1 (cegos totais) e da categoria leve, e Ana, da classe J2 (baixa visão) e da categoria super pesado, conquistaram o ouro. Jorge (J1 – ligeiro) ficou com o bronze. Além dos atletas, a treinadora de judô da Escolinha, Ana Gomes, também foi convidada para o Campo de Treinamento da CBDV.

Seleção de judô principal 
A Seleção principal da modalidade também vai se reunir no CT Paralímpico no mês de abril. Entre os dias 15 e 23 de abril, dezoito atletas vão integrar o Segundo Campo de Treinamento adulto de 2023. Após as campanhas nas duas primeiras etapas do Grand Prix – Almada, em Portugal, e Alexandria, no Egito –, a Seleção só terá compromisso oficial no segundo semestre.

As outras duas etapas do circuito internacional serão no Azerbaijão, em setembro, e no Japão, em dezembro. A de Antalya, na Turquia, que seria realizada justamente em abril, foi cancelada em virtude do terremoto que atingiu o país.

Além dos Grand Prix, a Seleção Brasileira de judô vai disputar os Jogos Mundiais da IBSA, na Inglaterra, em agosto, e o Parapan, no Chile, em novembro. Todos esses eventos são classificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A Seleção vem para esta temporada embalada pela campanha histórica do ano passado, quando conquistou o Pan do Canadá, em dezembro, ficou em quarto lugar no Mundial de Baku, em outubro, e foi campeã das três etapas do Grand Prix da IBSA: em São Paulo (Brasil)Nur-Sultan (Cazaquistão) e Antalya (Turquia).

O judô é uma das modalidades que mais rendeu medalhas ao país na história dos Jogos Paralímpicos: foram 25 ao todo, sendo cinco ouros, nove pratas e 11 bronzes.

Confira a lista dos atletas convocados para o Campo de Treinamentos:
ARTHUR CAVALCANTE DA SILVA – categoria -90 kg (J1)
ELIELTON LIRA DE OLIVEIRA – categoria -60 kg (J1)
MARIA NÚBEA DOS SANTOS LINS – categoria – 57kg (J1)
LARISSA OLIVEIRA DA SILVA – categoria -57kg (J1)
MARCELO ADRIANO DE AZEVEDO CASANOVA – categoria -90 kg (J2)
RAYFRAN MESQUITA PONTES – categoria -73kg (J1)
REBECA DE SOUZA SILVA – categoria +70kg (J2)
ROSICLEIDE SILVA DE ANDRADE – categoria -48kg (J1)
SÉRGIO FERNANDES JÚNIOR – categoria +90kg (J2)
THIEGO MARQUES DA SILVA – categoria -60kg (J2)
WILIANS SILVA DE ARAÚJO – categoria + 90kg (J1)
DÊNIS APARECIDO ROSA – categoria – 73kg (J2)
HARLLEY DAMIÃO DE PEREIRA ARRUDA – categoria – 73kg (J1)
ROBERTO NUNES DA PAIXÃO – categoria – 60kg (J1)
DEYVERSON BRENO LOPES DE SOUZA – categoria 60kg (J1)
ÉRIKA CHERES ZOAGA – categoria + 70 kg (J1)
BRENDA SOUZA DE FREITAS – categoria – 70 kg (J1)
MEG VITORINO RODRIGUES EMMERICH – categoria + 70 kg (J2)

Escola Paralímpica de Esportes
A Escola é realizada pelo CPB desde 2018 e, atualmente, são oferecidas aulas em 13 modalidades: atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

As crianças recebem uniforme e lanche durante a estadia no CT Paralímpico. Também é disponibilizado transporte em locais estratégicos da Grande São Paulo. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: escolaparalimpica@cpb.org.br.

FICHA DE INSCRIÇÃO

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Patrocínios
O judô é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Arthur Silva, Rayfran Pontes, Rosicleide Andrade e Thiego Marques são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Fonte:  CPB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.