Grupo “Caravana de Histórias” é o primeiro colocado no Prêmio Palco Central 2023 da UFJF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Espetáculo “Pedepoesia” do grupo Caravana de Histórias, da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi o primeiro colocado no “Prêmio Palco Central 2023 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”. Como premiação, os vencedores poderão se apresentar no Cine-Theatro Central, valorizando a produção local. A lista com as 19 propostas selecionadas pode ser conferida no site do teatro.

A apresentação será na próxima terça-feira, 21, às 18h30, no Cine-Theatro Central, e os ingressos podem ser retirados na recepção do teatro, de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, das 9h às 12h. No dia do evento, a entrada será pela galeria Azarias Vilela, na portaria lateral do teatro, próximo à Rua São João Nepomuceno.

Segundo o diretor da Caravana de Histórias, o professor Cristiano Fernandes, “participar deste evento é muito significativo para todos da Caravana. Para o nosso grupo, que é um coletivo de educadores, simboliza a potência da arte na educação, que consegue transbordar os muros da escola e ser devidamente valorizada”.

Prêmio Palco Central 2023 da UFJF

Ao todo, a Comissão Julgadora avaliou 85 propostas das mais diferentes formas de manifestação artística: audiovisual, circo, dança, literatura, multilinguagens, música, teatro, dentre outras. Para a seleção, foram considerados os critérios de originalidade, ineditismo e expressão cultural; extensão social da proposta; relevância artístico cultural em relação à cidade; apresentação de estratégias de divulgação; explanação da viabilidade de realização e equipe técnica/composição.

O Palco Central se destaca dos demais projetos ao proporcionar a realização de espetáculos mais intimistas, em formato menor, para no máximo 120 pessoas, ocupando um espaço que chega, em sua lotação total, a 1.751 lugares. Outro diferencial é o fato de proporcionar uma aproximação maior entre espectadores e artistas, de modo a explorar um ângulo pouco usual, a partir do próprio palco, espaço tradicionalmente ocupado apenas pelo artista.

Pedepoesia

O espetáculo é um “privilégio insetal”, pelo qual se busca o caminho do tempo. Um vilarejo, onde se pode inventar brinquedos o tempo todo. Um passeio pelo universo da poesia e da música. Para mergulhar nesse universo literário, a Caravana de Histórias convida todos a um passeio estético sobre as diferentes maneiras de ser e de estar no mundo, buscando uma poética para a vida. O espetáculo elege o gênero literário como norteador dos diálogos artísticos e flerta com as linguagens do teatro, das narrativas orais e da música, buscando construir uma composição cênica com potentes entrelaçamentos artísticos.
A montagem tem a direção musical do maestro Guto Cimino e a direção geral do professor Cristiano Fernandes. É também uma proposta acessível em Audiodescrição e Libras, contando com o professor Fludualdo Talis e a professora Rita Matheus na elaboração da audiodescrição, e com Raquel Motta e equipe na tradução e na interpretação em Libras.

Sobre o Grupo

O grupo “Caravana de Histórias” compõe uma das ações do “Programa Arte/Educação da Rede Municipal” e é desenvolvido pelo Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, por meio da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania, sendo um desdobramento da proposta de formação continuada “Leitura e Contação de Histórias”, iniciada em 2014, com o intuito de estimular a prática artística da contação de histórias no cotidiano das escolas.

De 2015 a 2019, o grupo montou quatro espetáculos: “Se Bicho eu Pudesse Ser”, “Velhos Tempos de Mim: saberes e sabores da infância”, “Quer Saber se Quero Outra Vida?” e “Pedepoesia”. Essas montagens foram apresentadas no Centro de Formação do Professor, em escolas, festivais de teatro e outros eventos culturais de Juiz de Fora e da região.

Atualmente, o grupo é composto por 25 integrantes, entre contadores de histórias, músicos, intérprete de Libras e audiodescritores, com idades de 23 a 80 anos.

Desde então, o grupo conta, canta e interpreta histórias, contos, canções e poemas, fazendo um passeio lúdico pelo mundo da literatura e de outras artes, com magia e encantamento. A partir de 2020, devido à pandemia, o grupo começou a se apresentar em lives no seu perfil no Instagram (@caravanadehistorias) e no canal da SE no YouTube. Desde 2021, o grupo voltou aos palcos com apresentações emocionantes.

Outras informações podem ser obtidas por meio das mídias sociais ou e-mail do grupo:

Instagram: @caravanadehistorias

Facebook: Caravana de Histórias

E-mail: caravanadehistoriasjf@gmail.com




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.