Prefeita realiza abertura da Capacitação de Segurança Alimentar e Nutricional

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF iniciou nesta quarta-feira, 15, a primeira capacitação de Segurança Alimentar e Nutricional do município. A mesa de abertura contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, dos secretários que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan/JF), e do deputado federal Patrus Ananias.
“Quando iniciamos o governo, uma das pautas que me comprometi a trabalhar foi o combate à fome. Desde então, nós estamos estimulando a produção de alimentos, trabalhando com ações emergenciais para alimentar quem tem fome, melhorando a alimentação escolar e socioassistencial. Afinal de contas, alimentar é um direito humano, princípio basilar, e precisamos entender que esse esforço de garantir a alimentação de qualidade é intersetorial, envolve todas as secretarias e que, inclusive, é expresso de forma significativa em nosso orçamento. Só na alimentação escolar, triplicamos nosso investimento. Esse é o nosso desafio, precisamos ter formas de expandir ainda mais nossos recursos e principalmente ter a efetividade das políticas implementadas e avaliar se chegou na ponta”, destacou a prefeita.
A secretária de Governo, Cidinha Louzada, falou em nome de todos os secretários que integram o Caisan/JF. Ela recordou sobre o cuidado da prefeita com as questões de alimentação no município. “A primeira coisa que temos que recordar é que esse encontro jamais seria possível se a prefeita não tivesse pensado no cuidado com os vulneráveis e principalmente na alimentação das pessoas, e por isso, recriou a Seapa, com diversas funcionalidades e papéis frente ao governo. Essa mudança foi fundamental e incorporou-se em todos os outros secretários. Hoje nós estamos abrindo um diálogo com a sociedade, para trocar experiências, e assim capacitar e fazer uma grande transformação na sociedade. Precisamos fazer políticas públicas que ultrapassem qualquer tipo de governo”.

 

Em sua fala durante a mesa de abertura, o deputado Patrus Ananias ressaltou que “a alimentação é o primeiro degrau para exercer os direitos e deveres políticos. Agora, com a retomada do Consea Nacional, precisamos retomar, também, com todo o empenho, as políticas públicas de segurança alimentar de forma efetiva, e Juiz de Fora está no caminho certo. Meus parabéns a prefeita e todos os envolvidos por pensar e retomar essa pauta em todos os níveis.”

 

Após a abertura, os painéis tiveram início com a presença da professora doutora do Departamento de Nutrição da UNB e presidente do Consea Nacional,  Elisabetta Recine, falando sobre “Soberania, Segurança Alimentar e Participação Popular”. Logo após, a professora doutora da UFRJ e pesquisadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Rosana Salles-Costa, falou sobre a “Insegurança Alimentar no Brasil”.

 

Em formato híbrido, o evento tem duração de três dias com encerramento na sexta-feira, 17, com a apresentação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A capacitação é voltada para os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea-JF), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-JF), servidores públicos, entidades, organizações da sociedade civil que atuam com a população em situação de insegurança alimentar e nutricional e para o público em geral interessado no tema. Além da forma presencial, a capacitação está sendo transmitida ao vivo pelo Youtube da PJF.

 

Confira a programação de quinta-feira, 16 e sexta-feira, 17:

 

Quinta-feira – 16 de março

 

8h30 – Painel Construção do Sisan e da Política de SAN em Minas Gerais e no Brasil. Painelista: Joaquina Júlia Martins – membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável-Núcleo Minas Gerais, especialista em gestão pública e desenvolvimento regional pelo IFMG, e ex. vice-presidente do Consea-MG.

 

9h30 – Painel desafios do acesso à alimentação adequada e saudável para a população de baixa renda. Painelista: Renato Moreira Nunes – professor doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora

 

10h40 – Painel Sistemas Alimentares e Sindemia Global (incluindo Juiz de Fora) – Painelista: Arnoldo de Campos – economista e consultor da SEAPA/PJF

 

14h – Painel Principais Programas de SAN no Brasil. Painelista: Patrícia Gentil – diretora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

 

15h – Painel Principais Políticas de SAN da PJF. Painelista: Cidinha Louzada – secretária de Governo da PJF

 

16h – Painel Gestão do Cadastro Único e a interface com a segurança alimentar e nutricional. Painelista: Ieda Castro – diretora do Departamento de Gestão do Cadastro Único do MDS

 

Sexta-feira – 17 de março

 

8h30 – Apresentação PLAMSAN JF, Linhas de Ação Prioritárias e Resultados Esperados. Painelista: Fabiola Paulino da Silva – secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA/PJF

 

9h20 – Desafios da Gestão Intersetorial do Plamsan. Painelista: Natascha Rodenbusch Valente – gerente do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Sustentável Seapa/PJF

 

10h10 – Matriz de Resultados e Plano de Ação do PLANSAN. Painelista: Arnoldo de Campos –  economista e consultor da Seapa/PJF

 

11h40 – Encerramento Arnoldo de Campos e Fabiola Paulino da Silva

 

O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional envolve as secretarias de Governo (SG), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Assistência Social (SAS), Educação (SE), Saúde (SS), Planejamento do Território e Participação Popular (SEPPOP), Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Além disso, envolve as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic) e Especial de Direitos Humanos (SEDH), que têm ações específicas nesta pauta.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.