Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta segunda-feira, 13, entrou em operação a nova estação elevatória da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que irá abastecer a Região Nordeste do município. Construída pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na Rua Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, a unidade terá como objetivo auxiliar no transporte da água pelos trechos mais íngremes da área. Após passar por testes operacionais na última semana, a estação agora irá atender as comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula.
“A nova elevatória irá acrescentar uma vazão de 20 litros por segundo para o sistema da Região Nordeste, além de melhorar as condições operacionais do reservatório Henrique de Novaes. Como consequência desta otimização, também iremos obter uma economia estimada de R$ 240 mil, por ano, em energia elétrica”, explicou o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira.
Subadutora garantirá mais agilidade ao sistema
Além da elevatória, a Cesama implantou uma subadutora com 1.700 metros de extensão nas ruas Santa Terezinha, Alencar Tristão e adjacências. Essa tubulação dará mais agilidade e independência ao sistema da companhia, permitindo que a água possa ser distribuída sem ter que passar pelo reservatório Henrique de Novaes.
Os tubos de ferro fundido da subadutora irão transportar água da nova elevatória para a rede existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, no Centro, e a Rua Paracatu, em Santa Terezinha. Desse ponto, ela seguirá até os reservatórios da Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu. As duas obras totalizam um investimento de mais de R$ 4 milhões em abastecimento.