PJF intensifica ações intersetoriais de combate às arboviroses

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  na manhã desta quinta-feira, 26, membros do Comitê Municipal de Arboviroses se reuniram no Centro de Vigilância em Saúde para discutir o plano de contingência para o enfrentamento de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya no município. Através de ações intersetoriais, o plano de contingência visa coordenar as respostas de enfrentamento às arboviroses.

Conduzida pela gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Louise Cândido, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde (SS), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Governo (SG) e Secretaria de Comunicação Pública (Secom).

A gerente avaliou o plano e sua importância para o enfrentamento das doenças. “O plano é um instrumento para que possamos definir responsabilidades e organizar as ações para o combate às arboviroses. O objetivo é ajustar as ferramentas de trabalho do ponto de vista de prevenção e controle, de forma que a gente consiga evitar um número expressivo de casos.”

Estratégia de monitoramento

Durante o ano de 2022, além de novas contratações de agentes de endemias e remodelagem do trabalho de campo, foi adotada a estratégia de monitoramento contínuo através das ovitrampas, que constituem método sensível e eficaz na detecção da presença de Aedes aegypti. São especialmente úteis na detecção precoce de novas infestações, apontando áreas de maior risco possibilitando que os agentes de endemias tenham atuação rápida para execução de estratégia de bloqueio e tratamento focal.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.