Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atua desde as 21h deste domingo, 22, na região do bairro Mariano Procópio, nos trechos atingidos pelo transbordamento do córrego São Pedro, que atravessa a região. Desde os primeiros minutos, equipes da Guarda Municipal, agentes de Trânsito e da Defesa Civil estiveram no local, atendendo a população e organizando o fluxo de trânsito.
O transbordamento do córrego ocorreu devido às fortes chuvas que atingiram o bairro São Pedro e Zona Oeste da cidade. O volume de chuva registrado neste domingo foi maior sob a bacia de São Pedro. No pluviômetro do Inmet, localizado na UFJF, em São Pedro choveu cerca de 50mm em uma hora. Em 24h, foram registrados 58,47 mm. O grande volume de água acabou saindo da calha na região do Mariano Procópio, particularmente na Rua Feliciano Pena, mas alcançando a Avenida Brasil e a Avenida Rui Barbosa. Durante a noite, a Rua Feliciano Pena foi interditada para o tráfego de carros e pessoas.
Desde próximo às 22h, registra-se a redução do nível da água no córrego São Pedro, com o escoamento progressivo do alagamento pelo sistema de drenagem local. Ato seguinte, as equipes do Demlurb iniciaram o processo de limpeza das ruas que foi terminado nesta madrugada. A Defesa Civil acompanha a situação de famílias eventualmente atingidas.