Cobrança do estacionamento do Parque da Lajinha será investida na unidade de conservação

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em breve o estacionamento do Parque da Lajinha será cobrado, tendo todo o valor arrecadado pelo uso revertido em recursos para a manutenção da estrutura do próprio parque. A licitação foi feita em acordo com a Lei Federal nº 8.666/93 e tem o objetivo de organizar a utilização do espaço, garantir segurança para os proprietários e captar recursos a serem investidos na própria Unidade de Conservação.

“Nós constatamos que a área estava sendo utilizada por pessoas que nem utilizavam o parque e, às vezes, o dia inteiro, impedindo outras pessoas à visitação, havendo a necessidade de estruturação, até para impedir furtos nos veículos”, comenta Aline Junqueira, secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas.

A TG Conservadora Eirelli, vencedora da licitação,  assinou o Termo de Permissão de Uso com a administração na última sexta-feira, 6. O valor cobrado para o estacionamento de veículos deve ser em conformidade com os preços de mercado apresentados pela empresa responsável. A entrada no parque segue de forma gratuita e a cobrança do estacionamento só poderá ser realizada depois que a empresa implementar os instrumentos necessários para operação, descritos em Termo de Compromisso. Ela tem o prazo de 90 dias para instalar equipamentos de segurança, elétricos, sinalização, guarita e controle da área.

Uma pesquisa realizada em 2022 constatou que mais da metade das pessoas que frequentam o parque vão de transporte público, aplicativo ou a pé.

O Parque da Lajinha

O Parque da Lajinha está localizado na Avenida Deusdedith Salgado, s/n, no bairro Teixeiras. O funcionamento do parque é de terça-feira à domingo, de 8h às 17h, com entrada permitida até às 16:30.

As linhas de ônibus que atendem ao local são: 190 (zona sul), 508 (Av. Deusdedith Salgado), 514 (Cascatinha), 519 (Torreões), 520 (Aeroporto), 521 (Teixeiras), 522    (Teixeiras), 523 (Monte Verde), 528 (Cascatinha), 529 (Monte Verde), 543 (Centro), 546 (Mirante), 590 (Zona Sul) e 518 (Salvaterra).
Outras informações: 

Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) – 3690-7142

DEAPREN: 3690-7118

Parque da Lajinha: 3690-8577




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.