Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), estão abertas as inscrições para o projeto “Cavaco Delas”, uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Instituto Albert Sabin por meio de emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut. Serão ofertadas às mulheres participantes de coletivos e movimentos sociais aulas de cavaquinho atreladas a exercícios de consciência e desenvolvimento corporal. O intuito é possibilitar espaço de vivência musical, intercâmbio entre os coletivos, além de estimular o protagonismo das mulheres na execução do instrumento e, consequentemente, nas rodas de samba da cidade.
As aulas terão início dia 1º de fevereiro e acontecerão às quartas-feiras, de 18h30 às 20h, na Casa da Mulher, vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da PJF. O espaço fica situado na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Vitorino Braga.
As oficinas serão conduzidas pela cavaquinista e professora Andrea Melo, idealizadora do projeto. O projeto tem cinco cavaquinhos disponíveis, que serão revezados entre as mulheres que não têm o instrumento. Não é preciso que tenha uma noção prévia das técnicas.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário até o próximo dia 17. Os resultados serão divulgados até dia 20/01.
A coordenadora de políticas para as mulheres da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Samara Miranda, ressalta que essa parceria é mais uma importante ação na gestão de implementação de políticas públicas voltadas paras as mulheres no município.
Além do projeto “Cavaco Delas”, foram implantados também outros dois programas. Um na área da saúde, o “Prepara Parto”, que oferece assistência no pré-parto, parto e pós-parto, e o outro focando na garantia de renda, o “Salte Alto”, que atua pela inclusão no mercado de trabalho de cinco mulheres pertencentes ao auxílio moradia.