Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para reduzir os riscos de incidentes envolvendo a queda de árvores e galhos, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) intensificou as ações de podas preventivas no município. Somente nos primeiros três dias do ano, já foram realizadas cerca de 23 podas em diversas regiões da cidade.
Nesta quinta, equipes da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) atuaram em oito bairros, são eles:
Amazônia
Carlos Chagas
Fábrica
Jardim L’Ermitage
Bosque do Imperador
Linhares
Bandeirantes
Vale do Ipê
Em 2022 a PJF realizou quase três mil atendimentos referentes a poda e corte de árvores com risco iminente de queda. No total, foram realizadas mais de cinco mil intervenções na cidade, o que, além de minimizar os riscos, auxilia no desenvolvimento e na sobrevivência das espécies.
Mesmo com as ações de cuidado com as árvores intensificadas, durante o período chuvoso, quedas de troncos e ramagens podem acontecer. Para evitar acidentes, nunca se abrigue de tempestades embaixo de árvores e evite se aproximar de galhos caídos próximos à rede elétrica. Em caso de urgências e emergências, ligue 193 e acione o Corpo de Bombeiros. Caso haja corte de energia, ligue 116 (Cemig).
Para solicitar poda e corte de árvores
Todas as intervenções em árvores executadas em Juiz de Fora são realizadas após a vistoria e prévia autorização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Para solicitar este tipo de serviço em via pública, entre em contato com o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário, através do telefone (32) 3690-7241 (ligação ou WhatsApp).
Caso tenha alguma dúvida, a Sesmaur elaborou um guia simplificado que pode ser consultado aqui.