Sala do Empreendedor auxilia abertura de mais de 12 mil empresas em 2022

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Sala do Empreendedor de Juiz de Fora fecha 2022 com mais de 16 mil atendimentos realizados, entre presenciais e remotos. No ano, foram mais de 9.800 microempreendedores individuais (MEIs) formalizados e 2.465 empresas de diversos portes abertas no equipamento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), localizado no Parque Halfeld, na Avenida Barão do Rio Branco, 2234, Centro.

A maior parte das empresas abertas em 2022, via Sala do Empreendedor, é do setor de comércio varejista e artigos do vestuário. Logo depois, cabeleireiros; construção civil; promoção de vendas e alimentação. Dos MEIs, a maioria das formalizações foi de cabeleireiros, manicures e pedicures, seguida por artigos do vestuário; obras de alvenaria; promoção de vendas e alimentação.

Cerca de 1.200 pessoas passaram pela Sala durante o ano e mais de 15 mil receberam atendimento por telefone e canais virtuais: WhatsApp, e-mails, Prefeitura Ágil e Portal Integrador Jucemg (Junta Comercial do Estado de Minas Gerais). Dos atendimentos, cerca de oito mil referem-se a consulta de viabilidade, uma verificação prévia para garantir que o negócio pode ser instalado no local desejado. A Sala do Empreendedor realizou, ainda, mais de 300 atendimentos relativos à Carteira Nacional do Artesão.

O coordenador da Sala, Diego Farnezi, explica que “a sala do empreendedor é um importante instrumento da Prefeitura em benefício do cidadão, pois através dos atendimentos realizados podemos mapear e identificar demandas e oportunidades de ação, para melhoria do ambiente de negócios, através do contato direto com os empreendedores e contadores. Esperamos para 2023 poder não só realizar atendimentos com excelência, mas também realizar capacitações e parcerias para o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, bem como dos pequenos negócios.”

Formação e capacitação

Em agosto, a Prefeitura abriu chamada pública para a seleção de 25 pequenos negócios, que receberam uma capacitação para os desafios de gestão, mercado e crescimento.

O “Acelera MEI”, em parceria com o Sebrae, teve como objetivo a formação dos empreendedores e capacitação para desenvolver negócios de sucesso, com a identificação de proposta de melhoria de valor para a marca e/ ou produtos; preparação para melhoria da gestão do negócio e aproximação com potenciais clientes.

Sobre a Sala

A Sala do Empreendedor, parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), é um local integrado de atendimento, e tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais, e facilitar a abertura de novas empresas, melhorando o ambiente de negócios no município. Entre os serviços prestados, estão análise de viabilidade; abertura e legalização de empresas; alteração cadastral; formalização, alteração e baixa de MEI; emissão de guias de pagamento e do certificado CCMEI; consulta de débitos e parcelamento de MEI; e declaração anual (DASN). Além disso, a Sala presta orientações sobre o processo de registro de empresas e MEI; processos de licenciamento municipal; legislações de uso e ocupação do solo; criação de cooperativas e associações.

A Sala funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, no Paço Municipal, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, 2231 – Centro. Atendimentos também são realizados por WhatsApp, pelo número (32) 991332479.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.