Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais de 1.200 pessoas em busca de oportunidade de emprego passaram pelo Espaço Cidade no último sábado, 10, e nesta segunda-feira, 12, durante a realização da segunda edição do projeto “Espaço Emprego JF”. Desta vez, duas empresas (Cercred, de recuperação de crédito e atendimento ao cliente; e Grupo Project, de consultoria empresarial) ofereceram mais de mil vagas para contratação imediata. Entre os presentes, diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e interesses.
Roosevelt Histon Mendes é PCD (pessoa com deficiência) em busca de recolocação. “Estou pleiteando uma vaga de emprego. Já estou há um tempo desempregado, desde março. Essa é uma iniciativa bacana, uma forma de acessibilidade das pessoas para fazer a inscrição para a vaga. Estou com bastante esperança. Possuo experiência na área administrativa, já trabalhei em colégio e indústrias”.
Efrain José Sifontes é venezuelano e esteve presente nos dois dias da ação. A intenção é conseguir uma oportunidade também para o filho, de 17 anos, como Jovem Aprendiz. Há dois anos no Brasil, Efrain domina bem a língua portuguesa e já trabalhou em uma padaria. No país de origem, já se ocupou como porteiro, serviços gerais e foi candidato a vereador. “Precisei voltar à Venezuela para buscar o meu filho. Estou há quatro meses em Juiz de Fora, em busca de emprego para sustentar a família. (O evento) é muito interessante e espero conseguir”.
Bernardo Mendes, 35 anos, tem no currículo duas faculdades: Administração de Empresas e Direito. “Vim com a intenção de conseguir vaga na minha área de formação. Deixando no banco de currículos, posso ser chamado para futuras oportunidades”, afirma.
O diretor do Grupo Project, Bruno Oliveira, avaliou a ação como “um trabalho incrível que fizemos com a Prefeitura de Juiz de Fora, que abriu as portas para a empresa. Nos inscrevemos em uma chamada pública para o preenchimento de oportunidades e algumas pessoas já saíram direcionadas para as vagas”.
A primeira edição do Espaço Emprego JF aconteceu no final de outubro e resultou na contratação de 120 pessoas pela empresa “Tubarão Atacadão”, que será inaugurada esta semana na cidade. Os resultados da segunda edição serão divulgados após finalizado o processo seletivo das empresas.
“Parte das ações do programa ‘Geração JF – Emprego, Renda e Negócios’, o projeto ‘Espaço Emprego JF’ pretende oferecer às empresas locais a oportunidade de utilizar o Espaço Cidade, ou outro espaço público indicado pela Prefeitura de Juiz de Fora, de acordo com a necessidade, para oferta de postos de trabalho e recebimento de currículos. O objetivo do projeto de intermediação de mão de obra para o mercado de trabalho é promover a inserção de trabalhadores em vagas permanentes, temporárias, de aprendizes ou de estágios, além de apoiar empregadores que necessitam contratar trabalhadores”, explica o secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado.
Empresas interessadas em participar do projeto devem acompanhar as chamadas públicas da Prefeitura de Juiz de Fora, pelo portal da PJF.