Poeta juiz-forano representa Minas Gerais em competição nacional de Slam

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), aos 23 anos, o juiz-forano Igor Braz tem a honrosa missão de representar Minas Gerais no Slam BR, competição nacional de poesia, que acontece durante a Festa Literária das Periferias (Flup), aberta nesta segunda-feira, 5, no Rio de Janeiro. Enquanto finaliza os preparativos para a batalha, que reunirá representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, entre os dias 6 e 9 de dezembro, Igor tenta absorver a informação de que está entre os melhores slammers brasileiros. “A ficha ainda não caiu. Estou vivendo um sonho que nem consigo descrever. Muito feliz por representar minha cidade e meu estado!”.

Igor, que é “cria” do bairro Santo Antônio, conta que está há seis anos na cena da poesia marginal. “Sempre gostei, mas, por timidez, mantinha meus versos na gaveta. Depois de assistir uma batalha com participação de Laura Conceição e Chagas, entendi que era isso o que eu queria fazer”, conta ele, que é um dos fundadores do coletivo Sararau Criolo.

O poeta chegou ao Slam BR depois de sagrar-se vice-campeão no Slam MG em outubro passado. Já o passaporte para o estadual veio quando venceu o Slam da Perifa, organizado pelo Coletivo Vozes de Rua, em Juiz de Fora.

Ele antecipa que amor, preconceito, periferia e racismo estão entre os temas escolhidos para defender Minas Gerais no Slam BR. “Nas rodadas competitivas, cada poeta terá três minutos para apresentar suas performances. Cinco jurados atribuem notas, sendo a maior e a menor dispensadas. Durante a competição, os participantes que obtêm menor pontuação vão saindo, e a grande final acontece dia 9”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.