Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Escola Estadual Almirante Barroso, localizada em Benfica, recebeu o segundo encontro da capacitação de jovens lideranças para atuarem na questão da violência contra a mulher. Na oportunidade, foi apresentada ao grupo a rede de atendimento à mulher vítima de violência. A ideia é preparar multiplicadores para abordagem da temática junto à comunidade escolar, promovendo um ambiente de prevenção de casos desta natureza.
Os objetivos do trabalho, realizado com quem está começando a vivência de relacionamentos afetivos, são reforçar a proteção da mulher contra a violência, por meio da disponibilização de informação, e construir caminhos que favoreçam a ruptura do silêncio, estimulem a verbalização e a saída ou evitem o início do ciclo de violências. Da mesma forma, o trabalho foca na orientação dos estudantes para a mudança da cultura machista.
A ação, desenvolvida pelas secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e Especial de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Casa da Mulher, em parceria com o Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz, atende à demanda da escola, apresentada após uma palestra realizada para os alunos, em agosto, com a temática do enfrentamento à violência contra a mulher.