Juiz de Fora participa de encontro nacional de secretários de segurança

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), termina nesta sexta-feira, 25, o 4º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Segurança e Gestores da Área, realizado em Angra dos Reis. A secretária de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Letícia Paiva Delgado, é a representante de Juiz de Fora no evento.

Desde a última quarta-feira, 22, participantes de todo o país discutem o “desafio de ampliar a cultura de segurança pública no cenário atual”. O evento tem organização do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), junto ao município anfitrião.

Palestras e debates enriquecem a experiência. Uma triangulação dos trabalhos desenvolvidos no sul, sudeste e norte do país, apresenta mostra das diversidades e das semelhanças enfrentadas pela pasta da segurança Brasil afora. Entre os palestrantes, nomes como o do secretário municipal de Segurança Pública de Pelotas, Rio Grande do Sul, José Apodi Dourado; da secretária municipal de Defesa Social de Contagem, Minas Gerais, Viviane França; e da secretária municipal de Segurança Pública Viária de Canaã dos Carajás, Pará, Lázara Almeida.

Como construir e interligar políticas públicas, ações e projetos sociais e culturais que potencializem os fatores de proteção e diminuam os fatores de riscos para a sociedade foi um dos tema abordados. Também teve espaço a discussão sobre as instituições organizacionais de direitos humanos e a cultura de segurança pública. Essa e outras questões do universo da nova lógica de segurança cidadã proporcionaram amplo ambiente de debates, abertura de perspectivas e construção de uma orientação mais assertiva para a gestão em segurança pública.

Para a secretária, Letícia Paiva Delgado, o evento demosntra a força da pauta da segurança pública municipal e a importância da Guarda Municipal neste cenário. Ela reforça ainda a posição de vantagem em que Juiz de Fora se encontra quanto à formulação de políticas públicas de segurança. “No último ano, foi sancionada lei, criando o primeiro Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Lei 14242), que estabelece as diretrizes para a segurança local pelo período de 10 anos. O peso do documento se deve a sua legitimidade, por ter sido fruto do esforço e do clamor coletivo, de uma sociedade que se manifestou e apontou os caminhos que devem ser percorridos para a conquista de uma cidade mais segura”, afirmou.
Uma equipe da Secretaria Nacional de Seguranaça Pública (Senasp/MJSP) também esteve presente ao encontro. Órgão com o qual a Sesuc e a Guarda Municipal de Juiz de Fora têm constante contato, seja para a realização de cursos online, estabeleciemto de convênios e parcerias em tecnologia. Em setembro, a Guarda Municipal adotou o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD) plataforma de registro de ocorrências disponibilizada pela Senap, que está  reorganizando e qualificando o trabalho da Guarda.

O evento ainda trouxe apresentação de projetos de sucesso, polo de negócios, com apresentações culturais e workshop de instituições de segurança, além de exposição de empresas da área de segurança, equipamentos e tecnologias.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.