Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já começou a “Operação Black Friday” com o objetivo de constatar se o comércio vai promover ofertas reais. Para isso, foi realizado monitoramento prévio dos preços. Com a comparação dos dados, sendo verificado se os descontos condizem com os valores divulgados.
Se for constatada a oferta enganosa, o Procon abrirá processo administrativo contra o comércio responsável pela prática, podendo ser aplicadas multas. Caso perceba indícios de oferta enganosa, o consumidor deve entrar em contato com o Procon para formalizar denúncia. Neste caso, é indispensável que se apresente documentação comprobatória da situação, como fotos, capturas de tela, panfletos, dentre outros. “O consumidor tem o direito de ser ouvido em suas demandas; em contrapartida, tem o dever de participar, ativamente, no processo de cidadania, cooperando com a fiscalização do mercado de consumo”, afirma a superintendente do Procon, Tainah Marrazzo.
No dia oficial da “Black Friday”, dia 25 de novembro, a equipe do Procon/JF circulará nos principais centros comerciais da cidade para verificar o cumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, o Procon Móvel estará estacionado, das 9h às 17h, em frente ao Cine Theatro Central, no calçadão da Rua Halfeld, à disposição dos consumidores para sanar dúvidas, registrar reclamações e acessar material educativo sobre consumo consciente.
A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a garantia de direitos. “A Secretaria de Governo, por meio do Procon, está empenhada em orientar a população e realizar uma fiscalização efetiva. É preciso coibir as práticas irregulares e proporcionar meios para que as pessoas tenham conhecimento sobre as formas de defender seus direitos”, pontua.
Para mais informações, entre em contato com 3690-7610 / 3690-7611.