Guarda Municipal recolhe 12 gambás nos primeiros dias de novembro

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a equipe de proteção ambiental da Guarda Municipal realizou 23 recolhimentos de animais silvestres em Juiz de Fora nos primeiros dias do mês de novembro. Deste total, mais da metade foram gambás, com 12 registros. Apenas nesta semana, cinco atendimentos para recolhimento de gambás em pontos diversos da cidade foram realizados. Os demais atendimentos referem-se a quatro cobras, duas maritacas, um filhote de falcão, um filhote de coruja, um pica-pau, um cágado e um jabuti.

A Guarda Municipal pede à população que não maltrate e machuque gambás vistos na área urbana. A espécie encontra-se em seu período reprodutivo, que vai de setembro a novembro. Razão pela qual as fêmeas aparecem, durante o dia, em busca de alimento. Elas saem dos ninhos, revirando lixo ou rondando residências onde há presença de ração e restos de que possam se alimentar, para amamentar os filhotes.

Os gambás não representam riscos aos seres humanos. Apesar da aparência, os gambás não são nocivos. Eles atuam no controle ecológico de pragas, como baratas, escorpiões e carrapatos. A orientação é deixá-los quietos. Geralmente, eles partem à noite por conta própria. Não agrida, nem tente espantar estes animais, eles podem ser atropelados na fuga. Também não é recomendado mexer na ninhada, para não prejudicar os filhotes.

Outro cuidado importante é evitar deixar lixo exposto e retirar restos de rações de animais domésticos do alcance dos gambás. Também é recomendado vedar locais em que os gambás possam fazer ninhos como aberturas entre telhados e forros. Se o gambá já estiver acomodado em local que não traga transtorno, deixe-o escolher a hora adequada para sair.

Maltratar animais é crime e quem for flagrado praticando o ato pode ser preso. De acordo com a lei de crimes ambientais (Lei 9.605/1998), a pena para quem mata, persegue ou caça animais da fauna silvestre pode ser de seis meses a um ano de detenção e multa.

Caso encontre um animal silvestre ferido ou em situação de perigo, a população pode acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, pelo telefone 153, no horário das 8h às 17h. A atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, por esta razão o atendimento segue critérios de triagem.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.