Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, realizou uma série de vistorias em obras do município na manhã desta sexta-feira, 11. A chefe do executivo municipal foi até os bairros Santa Luzia, Industrial e Linhares, conferir os andamentos das ações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Essas visitas e intervenções, muitas delas requeridas há anos, estão sendo realizadas para resolver definitivamente os problemas causados pelas chuvas e alagamentos, além de garantir o abastecimento de água pelos próximos 70 anos. Como explica a prefeita, “são intervenções históricas pois estas obras são desafios de décadas e que estão sendo realizadas para acabar de uma vez por todas com os transtornos. O dinheiro público investido aqui, que vai para debaixo da terra, está muito bem empregado. Essa manhã de visita às intervenções, algumas delas quase prontas, todas são obras que vão ser feitas para ficar e implicam que nós não temos medo de investir o dinheiro público com transparência para fazer o que é necessário”.
Margarida esteve acompanhada do secretário de obras (SO), Lincoln Santos.
Santa Luzia
A primeira visita da chefe do executivo municipal foi no bairro Santa Luzia. As obras da Cesama, que estão sendo realizadas na Rua Ibitiguaia, fazem parte do projeto de despoluição do Rio Paraibuna, e contam com a implantação de 7.800 metros de coletores de esgoto nas duas margens do córrego.
“Aqui, neste lugar em Santa Luzia, teve mais um problema. Essa área é onde acontece o lançamento do córrego do Ipiranga e do córrego de Santa Luzia. Era uma cobertura de laje muito antiga, que agora ruiu. Além disso, temos aqui mais uma questão: o desgaste, o tempo, a idade. Agora vamos refazer tudo isso”, afirma a prefeita Margarida.
Essas tubulações irão encaminhar todo o esgoto que hoje é despejado no curso d’água para uma unidade de tratamento, que será construída no bairro, acabando com o mau cheiro local, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida dos moradores, além de valorizar os imóveis da área. A obra conta com investimento de R$ 12,2 milhões, permitindo ampliar em mais 12% o volume de esgoto tratado na cidade.
Entretanto, será necessária uma outra intervenção, a fim de melhorar a drenagem também no bairro. Assim que as obras da Cesama chegarem ao fim, a Secretaria de Obras (SO) dará início à uma remodelagem das lajes que cobrem a Rua Ibitiguaia, pois estas estão danificadas e podem comprometer a segurança dos motoristas e pedestres.
Em Santa Luzia, a Secretaria de Obras (SO) irá realizar nas próximas semanas, a substituição de 36 metros lineares da laje que cobre o córrego Ipiranga, próximo ao lançamento no córrego Santa Luzia. O motivo desta obra é o comprometimento da laje que se encontra com as armaduras expostas e corroídas pelo tempo.
Bairro Industrial
No Bairro Industrial, a prefeita Margarida conferiu o andamento das obras de instalação da quarta adutora, que garantirá o abastecimento de Juiz de Fora pelas próximas sete décadas. No local, será instalada uma travessia dessa tubulação, que passará sobre o córrego Humaitá. A quarta adutora tem como objetivo ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da companhia e a região central do município, reforçando o sistema e proporcionando, ainda, maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade.
Para a prefeita Margarida Salomão, é necessário distinguir as obras que estão sendo feitas no bairro Industrial. A primeira, da Cesama, tem como objetivo garantir o abastecimento e já está sendo feita; a segunda obra começará no próximo ano, após o período de chuvas, e irá garantir que não ocorram novos alagamentos. Essa intervenção já está com o projeto pronto, e aguarda a capitalização de recursos.
“Nós contratamos um projeto muito elaborado, muito abrangente, um dos maiores projetos de Juiz de Fora. Vamos fazer de tudo para resolver esse problema definitivamente. A execução desse projeto começará no ano que vem. Então, isso que está ocorrendo neste momento no Bairro Industrial não tem nada a ver ainda com a obra de drenagem, com a solução dos problemas de alagamentos do córrego Humaitá. Aqui, é uma continuação da obra da Cesama, que é da quarta adutora”, explica a prefeita.
Linhares
A última visita da chefe do Executivo municipal foi em Linhares. As obras são de ampliação do córrego do Yung, com a demolição de aduelas de concreto para acréscimo de seção do córrego na Rua Odilon Braga, facilitando o escoamento da água. A Prefeitura está trabalhando na extensão de 15 metros, com um custo de R$ 76.000,00. A intervenção está 50% concluída.
Para a prefeita Margarida, esta é uma demanda da comunidade do bairro Linhares muito antiga e que ainda era objeto de pedido há anos. “Eu estive aqui ainda durante a campanha, e a comunidade pediu que fosse desmontado esses obstáculos, que causam as enchentes do córrego. Tais obstáculos impedem a passagem da água, o que causa o transbordamento. É uma ação que estamos fazendo para minimizar os problemas que a gente encontra em Juiz de Fora na época das chuvas. Esperamos com essa medida que melhore o fluxo da água”.
Segundo o secretário de obras, Lincoln Santos, a intenção é criar uma situação para evitar o transbordamento do córrego na via. “As aduelas que foram inseridas causam uma retenção muito grande no córrego, que fazem com que ele transborde, então estamos destruindo estas estruturas e para garantir uma maior vazão do córrego neste ponto”, pontua.
A Prefeitura, através do Demlurb, ainda realizou a limpeza do córrego e seus afluentes na rua Firmino de Souza Filho. A PJF está também limpando a canalização das manilhas, a fim de melhorar o fluxo da água.