Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF iniciou as oficinas sobre “Alimentação saudável e Nutrição” nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os encontros são realizados para os profissionais de saúde das Unidades, através da parceria entre a Secretaria de Saúde (SS) e a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Nesta quinta-feira, 10, servidores das unidades Monte Castelo, Esplanada e Cidade do Sol recebem a capacitação. As equipes de Milho Branco, Jóquei Clube II, Jardim Natal e Santo Antônio já foram contempladas com a formação. A previsão é que todas equipes das UBS recebam a capacitação até setembro de 2023. A oficina é realizada pela residência multiprofissional em saúde da família, estagiárias da SS e mestrandos da Faculdade de Nutrição da UFJF.
O “Processo de Formação em Alimentação Saudável e Registros na Atenção Primária em Saúde (APS)” tem o objetivo de promover um debate e trocas de informações sobre a importância da alimentação saudável, além de orientar os profissionais a realizar o registro da APS, permitindo que acompanhem a situação nutricional da população atendida pela UBS. Os dados também são importantes para realização de novas ações e projetos para área de abrangência da unidade.
A capacitação dos profissionais da atenção primária permite um melhor atendimento ao usuário. A enfermeira residente da Secretaria de Saúde pelo Programa de residência multiprofissional em Saúde da Família da UFJF, Patricia Antonieta Vieira, destaca a importância desta formação. “É de extrema relevância para a atenção primária, pois, a partir da orientação de nutricionistas, os profissionais de saúde da própria APS recebem embasamento para reforçar as orientações sobre alimentação saudável que fazem durante seus atendimentos e visitas domiciliares”.
A mestranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Nutrição da UFJF, Liz Salcedo, ressalta sobre como é realizada a formação com a equipe das unidades. “Durante as oficinas, apresentamos e discutimos temas de alimentação e nutrição a partir do conhecimento prévio e dúvidas dos profissionais de saúde que atuam na APS, garantindo assim, um melhor atendimento aos usuários”.
Já o também mestrando em Saúde Coletiva, Ramon Simonis, aponta a necessidade de levar informações corretas para atender as necessidades da população. “Os temas sobre alimentação de forma geral fazem parte do nosso cotidiano. Mas, com tanta informação atualmente e novidades, podemos perder o senso crítico e consequentemente ‘cair em algumas informações falsas”.