Dia Mundial da Adoção é celebrado no Parque Halfeld

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quarta-feira, 9 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Adoção, e para marcar a importância da data, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) montou uma tenda no Parque Halfeld para orientar a população que passou pelo espaço sobre todo o processo que envolve esta decisão.

De acordo com Maria Cláudia Dutra, gerente da proteção especial da Secretaria de Assistência Social (SAS), o objetivo do evento foi dar destaque ao tema e convidar a sociedade para discutir o assunto de forma ampla. “A ideia é conscientizar sobre a importância de assegurar o direito das crianças e adolescentes à convivência familiar, principalmente as maiores de 7 anos”.

A promotora Samyra Namen informou que as adoções tardias ocorrem com menos frequência, já que as pessoas geralmente procuram crianças de 0 a 3 anos. Ela lembrou que adoção é um gesto de amor. “É um ato em que você se dispõe a se entregar para outra pessoa, para uma criança que às vezes tem uma história muito triste”.

Segundo dados da SAS, Juiz de Fora possui, atualmente, 96 crianças e adolescentes abrigados em casas de acolhimento da cidade. A Prefeitura tem trabalhado para reduzir o tempo nas casas de acolhimento. Uma das alternativas é o programa Família Acolhedora, que tem o objetivo de acolher nos lares dos inscritos essas crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias de origem por decisão judicial. O objetivo é promover uma atenção familiar mais individualizada com mais afeto, amor e orientação.

As famílias ou indivíduos que desejam se inscrever no Família Acolhedora podem acessar o link. Já para os interessados na adoção é necessário procurar a Vara de Infância e Juventude, que fica localizada na Avenida Brasil, 1000, 3º andar.

Gerados em amor

Há sete anos, Ana Borges criou o grupo de apoio à adoção “Gerados em Amor”. Com mais de 80 participantes, o espaço é uma troca dos familiares sobre todo o processo de adoção que, segundo os participantes, ainda é muito desconhecido. “Existem três fases: a da habilitação, a da guarda e da filiação. Elas podem ser sofridas e gerar muita ansiedade. O grupo vem para essa troca de experiências e oferecer um suporte”. O grupo pode ser contactado através do Whatsapp, pelo número (32) 98409-0314.

Assista o vídeo com integrantes do grupo de apoio à adoção

Foto: Carlos Mendonça

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.