Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alerta para a possibilidade de queda acentuada das temperaturas nos próximos dias. A onda de frio deve ser provocada pela entrada de uma massa de ar polar de alta intensidade sobre a região sudeste do país, a partir de quarta-feira, 2.
A ação dessa massa intensa modificará as condições de tempo na cidade, trazendo o frio e a chuva. O alerta é válido até a madrugada de domingo. De acordo com os principais modelos de previsão do tempo utilizados pela Defesa Civil, o GFS (Global Forecast System), Icon, ECMWF (Centro Europeu de Previsões Meteorológicas em Médio Prazo) e Meteoblue, as quedas de temperatura serão tão significativas durante o dia que as máximas não deverão ultrapassar os 16ºC a tarde, enquanto as mínimas poderão registrar valores de até 11ºC a noite.
No final de semana, a massa de ar polar continuará atuando sobre a cidade, provocando madrugadas geladas com temperaturas mínimas abaixo da média histórica em 6ºC, podendo alcançar os 10ºC. Contudo, durante o dia, o sol poderá aparecer ainda entre muitas nuvens, elevando um pouco as máximas, que poderão alcançar os 22ºC. Até domingo, 6, podem ocorrer chuvas intensas.
Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas
A atual gestão da PJF criou o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, que envolve a participação de diversos órgãos municipais. O Plano é acionado quando a temperatura fica abaixo de 13ºC.
Uma das ações realizadas é o abrigo emergencial, que está funcionando em Juiz de Fora desde maio na Rua José Calil Ahouagi, 592, Centro. São disponibilizadas 60 vagas para acolhimento emergencial de pessoas em situação de rua durante a noite. No local foi montada uma estrutura para atender as pessoas em situação de rua com condições de repouso noturno, espaço de estar e convívio, guarda de pertences, banho, higiene pessoal, vestuário, alimentação, encaminhamentos para serviços socioassistenciais e atividades coletivas. O acolhimento funciona das 19h às 7h, com equipes de trabalho composta por assistente social, educadores, serviços gerais, cozinheiro e coordenação para gerir o serviço e a qualidade do atendimento prestado.
Até a madrugada de domingo para segunda-feira, o Serviço de Abordagem Social estará em vigilância durante 24h para acolher pessoas em vulnerabilidade social. É possível entrar em contato com a Abordagem Social através do telefone (32) 99807-0719. Além disso, a Defesa Civil estará disponível pelo número 199, em caso de emergências.