A seleção brasileira de futebol de cegos venceu o Chile, por 6 a 0, nesta terça-feira (25.10), pela terceira rodada da Copa América da modalidade. A competição ocorre em Córdoba, na Argentina, com a final marcada para a próxima sexta-feira (28). Os gols contra os chilenos foram marcados por Raimundo Nonato, Jardiel (2x), Thiago Paraná e Maxwell (2x).
Com o resultado, o Brasil manteve 100% de aproveitamento, chegou aos nove pontos – três vitórias em três jogos – e lidera o torneio com folga. Desta forma, a seleção comandada pelo técnico Fábio Vasconcelos se aproximou da final do torneio, já que os dois melhores times da primeira fase vão decidir o título.
Além disso, a equipe já garantiu uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, pois as quatro primeiras seleções da Copa América vão ao evento na capital chilena e o Brasil não sai mais do top 4.
O próximo compromisso brasileiro em Córdoba será contra a Colômbia, nesta quarta-feira (26), às 18h. Uma vitória colocará a Seleção na final da Copa América.
A nove minutos do fim do primeiro tempo, o Brasil já mostrou sua superioridade em relação ao Chile. Raimundo Nonato driblou três oponentes antes de chutar no canto esquerdo e marcar o primeiro gol da partida. Logo na sequência, Jardiel, com um chute forte, no ângulo, ampliou a vantagem brasileira.
Em uma jogada bem parecida, Thiago Paraná marcou o terceiro e, antes de terminar a etapa inicial, Maxwell transformou a vitória em goleada, com outro arremate indefensável para o goleiro chileno.
Na segunda etapa, o Chile ameaçou mais a meta do Brasil, mas não conseguir reduzir a desvantagem. Então, a cinco minutos do apito final, na primeira chance brasileira no segundo tempo, Jardiel fez o seu segundo gol no confronto, o quinto brasileiro. Ainda deu tempo de Maxwell também de marcar outra vez e definir o placar: 6 a 0.
DOMINGO – 23 DE OUTUBRO
Peru 1×5 Argentina
Chile 1×0 Colômbia
México 0x1 Brasil
SEGUNDA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO
Peru 1×1 Chile
Argentina 0x1 Brasil
Colômbia 5 x 1 México
TERÇA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO
Peru 1 x 4 Colômbia
Argentina 2 x 0 México
Chile 0 x 6 Brasil
QUARTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO
14h Peru x México
16h Argentina x Chile
18h Colômbia x Brasil
QUINTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO
14h Peru x Brasil
16h Argentina x Colômbia
18h Chile x México
SEXTA-FEIRA – 28 DE OUTUBRO
16h 3º colocado x 4º colocado
18h 1º colocado x 2º colocado
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro