Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Creche Comunitária Paulo Freire, localizada no bairro Milho Branco, vem realizando, ao longo do ano, o projeto “Cuidar” com o objetivo de desenvolver o cuidado e os sentidos das crianças. O projeto contempla diferentes linguagens, como: culinária, brincadeiras de faz de conta, literatura, artes visuais, entre outras.
Dentre as diferentes propostas realizadas, uma das que mais se destacou foi o tema “Fui ao Mercado”, desenvolvido com turmas de dois e três anos, com o objetivo de aproximar as crianças das diversas situações que envolvem o cotidiano. A proposta contemplou a reprodução de um minimercado utilizando panfletos e embalagens de produtos vazios.
Nesse cenário de faz de conta, as crianças imitavam os adultos na hora de escolher o que gostariam de comprar. Enquanto isso, os “funcionários” do mercado iam registrando o valor do produto ao mesmo tempo em que embalavam a mercadoria. “Essa proposta foi muito enriquecedora, percebemos os olhinhos atentos das crianças buscando identificar o produto que gostariam de comprar. Também favoreceu experiências de observação, manipulação, investigação e explorar seu entorno. Além disso, a brincadeira de faz de conta deu margem para conversas bastante interessantes sobre alimentação saudável e consumo consciente entre as crianças e suas respectivas professoras”, explica a coordenadora da creche, Cleusa Sargiori de Moraes Silva.
As responsáveis pela proposta foram as professoras Cristiane Soares, Ketley Mara Fernandes, Patricia Regina de Assis e Sirléia Martins. Segundo elas, foi uma vivência enriquecedora, divertida e marcante para as crianças. O projeto “Cuidar”, como um todo, vem sendo muito positivo para as crianças, “Eles estão gostando muito, querem uma proposta atrás da outra. E nós professoras também ficamos animadas para desenvolver a próxima”, afirma a professora Cristiane.