Turismo doméstico pode ser feito com visitas guiadas no Planetário e Telescópio da UFJF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), durante as celebrações do Dia Mundial do Turismo, que ocorreu no dia 27 de setembro, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) proporcionou para 15 moradores locais e turistas uma visita guiada aos espaços de exposição do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), seguido de uma experiência inesquecível no Observatório e uma sessão do Planetário Astronômico. Estes espaços estão franqueados à população em geral que pode desfrutar de novas experiências.

 

Este é um turismo doméstico inteiramente gratuito, bastando agendar uma visita pelo site da UFJF. Adultos e crianças ficarão encantados com as informações e com a possibilidade de contemplar o universo por meio de um grande telescópio com meio metro de diâmetro.

 

Durante o percurso da visitação, o público tem a oportunidade de conhecer como a biologia, química e física estão presentes no dia a dia, por meio de experimentos lúdicos e interativos. Além de valorizar a história da humanidade pelo viés da ciência. O primeiro local para visitação é o museu de Malacologia, com grandes variedades de conchas marinhas e moluscos vivos dentro de aquários e terrários. Também é possível fazer uma viagem pelo sistema solar durante uma breve explicação sobre os astros e planetas, no espaço onde está localizado um telescópio de 20 polegadas (50,8 centímetros), o maior telescópio didático do país.

 

Na sequência, é possível visitar o maior Planetário de Minas Gerais, com 12 metros de diâmetro e de um sistema de projeção de qualidade internacional. O Planetário faz parte de um dos maiores complexos de divulgação científica do país. No local, é exibido um vídeo de dez minutos em que o público pode vislumbrar um verdadeiro céu estrelado e observar o movimento de rotação da Terra.

 

Inaugurado no Campus da UFJF no dia 03 de julho de 2017, o Centro de Ciências da UFJF é referência nacional em divulgação científica. Vale ressaltar que o espaço funcionou no Colégio de Aplicação João XXIII por mais de uma década. O local é aberto para visitação da comunidade, seja individual ou em grupo, além de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora e região. Em relação às instituições de ensino, o número mínimo de visitantes é 20 e o máximo 40, sendo 5 o número máximo de acompanhantes. É necessário realizar um cadastro prévio no site oficial da UFJF, no qual estão disponíveis os horários de funcionamento e regras. Em caso de dúvida, entre em contato com os telefones (32) 2102-6913 ou (32) 2102-6914.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.