Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta sexta-feira, 16, a prefeita Margarida Salomão visitou o local onde será construída e instalada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Honório. A unidade será um braço da UBS Leste e, em conjunto, terão cinco equipes de saúde da família para prestar atendimento à população dos bairros Vitorino Braga, Manoel Honório, Centenário, Bairu, Ladeira e Santos Anjos.
Segundo a prefeita, “essa UBS, conectada à grande unidade da Avenida Brasil, vai atender um conjunto de 20 mil pessoas. Essa é uma unidade já dentro de um novo padrão. Entre ela e a Leste, nós vamos atender com cinco equipes de Saúde da Família. Iremos desencadear imediatamente esta licitação, afinal de contas, já estamos em condição, e eu espero que a gente consiga inaugurar essa UBs já no ano que vem”.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já dispõe do recurso para a construção da unidade, um valor aproximado de R$ 2.300.000,00, oriundo de emendas parlamentares do então mandato de Margarida enquanto deputada federal e de outros parlamentares.
O secretário de saúde, Ivan Chebli, afirma que “essa UBS é uma demanda histórica da comunidade de Manoel Honório e entorno e vai propiciar a ampliação da cobertura da atenção básica. Nós contaremos aqui com duas a três equipes de saúde da família. Junto a essa iniciativa, temos o projeto de construção da UBS Leste, ou seja, toda essa região vai ter um aumento de cobertura substancial, permitindo que essa população não tenha mais que se deslocar para as UPAs, Unidade Regional Leste e HPS, desafogando também essas unidades de Urgência e Emergência, e reduzindo a agudização de doenças, pois as pessoas serão acompanhadas aqui”.
O vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho, o Pardal, destacou que esta foi uma “manhã especialíssima para os moradores dos bairros Bairu, Manoel Honório, Centenário, e entorno. Só tivemos essa oportunidade graças à sensibilidade da prefeita Margarida Salomão”.
O presidente da Associação de Moradores dos bairros Manoel Honório e Bairu, Eraldo Roldão Salgado, apontou que “ foi uma luta de 30, 40 anos, para que fosse feita a construção desta UBS e, dessa vez, a gente conseguiu. A gente tinha terreno, projeto, e faltava dinheiro. Agora a gente tem terreno, projeto e dinheiro. Faltava vontade política, a prefeita veio aí e falou que ano que vem vai entregar. Então, queremos agradecer”.
UBS Manoel Honório
O espaço físico da unidade atenderá integralmente as normas de vigilância sanitária, segurança do corpo de bombeiros e acessibilidade para pessoas com deficiência física. O prédio será construído dentro de técnicas modernas, constituída por três pavimentos.
O projeto da nova UBS também é composto por sala de espera confortável para 36 pessoas, sanitários adaptados, balcão de recepção, farmácia, sala de vacinas, sala de coleta, enfermagem, curativos e cuidados básicos. Oito consultórios no total, sendo dois ginecológicos com sanitário. Clínica odontológica, com três cadeiras para dentistas, escovário, grande auditório para reuniões da equipe e do conselho municipal de saúde para até 50 pessoas.
Entre as novidades, teremos uma plataforma elevatória para cadeirantes para total acessibilidade. Além disso, a unidade contará com sala de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de digitação, banheiros e sanitários, central de material esterilizado, almoxarifado, copa e depósitos.
Fonte: Agência Brasil