Brasil luta para se manter na elite no Mundial de ginástica rítmica

Quem acompanhou o Mundial de Ginástica Rítmica do ano passado, realizado em Kitakyushu, no Japão, ficou com “gostinho de quero mais” ao ver o Brasil alcançar feitos inéditos: classificação para a final da série simples, entre os conjuntos, e também no individual geral, com Bárbara Domingos. Essa longa espera acaba nesta semana. Nesta quarta-feira, tem início o Mundial de Sófia, na Bulgária.

No primeiro dia de competições, haverá a disputa da fase de qualificação e as finais do arco e da bola. As representantes do Brasil serão Bárbara, novamente, e Geovanna Santos. No dia seguinte, a programação se repete, mas nos aparelhos maças e fita. Na sexta-feira, os conjuntos entram em ação, na fase de classificação.

Devido a uma cirurgia no quadril, Bárbara ficou sem competir desde novembro, quando participou do Sul-Americano de Cáli. Ela voltou no Campeonato Brasileiro, em São Caetano do Sul (SP), no mês passado, e teve desempenho surpreendente, conquistando quatro medalhas de ouro.

A treinadora da ginasta curitibana, Marcia Naves, fez um relato sobre a trajetória da atleta nos últimos meses. “A Babi não estava pronta para o Brasileiro. Ela ficou seis meses sem treinar, e isso é muito tempo. Teve apenas dois meses de preparação, e apresentou quatro séries novas. Era uma competição difícil. Uma semana antes, pensamos em desistir. Mas somos corajosas e decidimos participar sem cobranças ou expectativa. Tenho certeza de que ela fez o que fez por sua experiência, por ter vontade de retornar ao seu hábitat natural, por ter recebido apoio do público, que foi super-receptivo, e pelo seu amor à ginástica”.

Depois da competição no ABC paulista, Bárbara rumou para a Romênia, onde disputou a etapa de Cluj-Napoca da Copa do Mundo. Em seguida, finalizou a preparação já na Bulgária. “Tivemos duas semanas de treino aqui e ela está mais preparada. Ainda considero pouco tempo de treino para um Mundial, mas ela é guerreira e vai se superar mais uma vez. Ganhou confiança. Fez dois treinos-controle com as búlgaras e canadenses e se saiu bem. Acho que na GR tudo é possível e ela vai fazer o seu melhor neste momento”, acrescentou Marcia.

Já Geovanna trabalhou as séries, depois do Campeonato Pan-Americano, visando à sua primeira participação num Mundial como atleta do individual. “Mudamos pouca coisa, focando a elevação do nível de dificuldade. Aqui em Sófia, a finalidade é fazer as séries sem perder o aparelho, focando a execução”, disse a treinadora da atleta capixaba, Gizela das Mercês Batista.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Conjunto

Bárbara Galvão (série simples)
Deborah Medrado (séries simples e mista)
Gabrielle Moraes (série mista)
Giovanna Silva (séries simples e mista)
Maria Eduarda Arakaki (séries simples e mista)
Nicole Pircio (séries simples e mista)

Treinadora
: Camila Ferezin

Individual

Bárbara Domingos
Geovanna Santos da Silva

Treinadoras
: Marcia Naves e Gizela das Mercês Batista

Conjunto

Enquanto as ginastas do individual se preparam para ir à luta, o conjunto finaliza os últimos preparativos para a fase qualificatória. Segundo a treinadora Camila Ferezin, o público vai poder acompanhar uma equipe que evoluiu em relação ao ano passado.

“Desta vez, o diferencial do Brasil é que conseguimos alcançar um nível alto de dificuldade nas coreografias. Assim, vamos poder brigar na quadra entre os melhores do mundo”.

Tendo por base as modificações no Código de Arbitragem, a comissão técnica montou duas coreografias que valorizam a parte artística, e Camila avalia que essa aposta tem tudo para dar resultados.

“Estou confiante nesse diferencial que a FIG propôs neste ciclo. O Brasil levou muito a sério essa mudança, até porque acreditamos que a GR é show, espetáculo. Sendo assim, temos que agradar ao público, e nada melhor do que investir na parte artística das nossas coreografias”.

Para a série mista (duas bolas e três fitas), foi montada uma coreografia tendo como base a música “Smile”, de Charles Chaplin. Já a trilha sonora da série simples (cinco arcos) é a música “Fantasy on Ice”.

PROGRAMAÇÃO

14/09 – QUARTA-FEIRA
Fase qualificatória – individual – arco e bola
Final arco
Final bola

15/09 – QUINTA-FEIRA
Fase qualificatória – individual – maças e fita
Final maças
Final fita

16/09 – SEXTA-FEIRA
Fase qualificatória – conjuntos – série de cinco arcos e série de três fitas e duas bolas

17/09 – SÁBADO
Final – individual geral

18/09 – DOMINGO
Final – conjuntos – série de cinco arcos
Final – conjuntos – série de três fitas e duas bolas

Fonte: Confederação Brasileira de Ginástica




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.