Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o projeto Rua de Brincar, organizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), estreia na manhã deste domingo, 28, no bairro Santo Antônio. O evento chega à Rua Octávio Corrêa Maia com o objetivo de transformá-la em um espaço de lazer e aprendizado para crianças, adultos e idosos que moram na região.
O Rua de Brincar, coordenado pela Secretaria de Governo (SG), foi inaugurado em outubro de 2021 e já chegou a sete bairros da cidade. Todos os domingos, de 8h às 12h, as ruas contempladas pelo projeto ficam fechadas para o trânsito de veículos e é possível utilizar o espaço público para o lazer e atividades ao ar livre.
Neste final de semana, a inauguração do projeto no bairro Santo Antônio contará com uma série de atividades recreativas e diversas como: cama elástica, parquinho, infláveis, totó, sinuquinha, petecas, dama, xadrez, brinquedos reciclados e desenhos para colorir, além de treinamento em primeiros socorros com o Samuzinho e pinturas no rosto. Em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, a prefeitura vai realizar vacinação e aferição de glicemia. Além das brincadeiras, a Rua Octávio Corrêa Maia receberá pinturas no chão. O evento de inauguração terá o apoio das secretarias de Governo (SG); Esporte e Lazer (SEL); Segurança Urbana e Cidadania (SESUC); Saúde (SS); e Planejamento Urbano (SEPUR).
Nesta quarta-feira, 24, a PJF promoveu um encontro com moradores do bairro Santo Antônio para apresentar o Rua de Brincar. Como conta a gerente da Secretaria de Governo que coordena o projeto, Maíres Barbosa, a população se empolgou com a iniciativa. “Tivemos uma troca muito positiva durante a nossa reunião, o que indica que estamos no caminho certo: dialogando com a comunidade e defendendo o direito de todos e todas utilizarem os espaços públicos. Os moradores receberam o projeto de braços abertos e ficaram empolgados com a ideia de resgatar brincadeiras e dar um novo significado à Rua Octávio Corrêa Maia”, afirma.
O objetivo principal do Rua de Brincar é o processo de transformação das vias públicas em espaços de uso e lazer para a população. Promovido pelo Programa Boniteza, o projeto também incentiva a prática de esporte, atividades educativas, brincadeiras e momentos de união entre a comunidade da região.
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).