Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dia 19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Além da data, o mês conta, também, com a programação do Agosto Lilás e com muitas atividades que visam estimular o debate, a reflexão e o enfrentamento à violência contra a mulher. Pensando nisso, a Casa Florescer, entidade parceira da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza nesta quinta-feira, 18, uma série de palestras e encontros sobre a violência contra mulheres em situação de rua.
O objetivo desses momentos é trazer a reflexão sobre a temática e mostrar que os equipamentos sociais do município estão de braços abertos para esse público. Foram realizados atendimentos, rodas de conversa e oficinas para dar ênfase ao tema proposto. Um dos encontros abordou o tema: “Violência e sobrecarga: como vivem as mulheres em situação de rua?”, para dar início à campanha que alerta sobre a condição de milhares de cidadãos que estão em situação de rua e sofrem violação de seus direitos.
Segundo a coordenadora da Casa Florescer, a assistente social Camila Schiavon, as atividades são de extrema importância para criar esse vínculo de humanização, respeito e valorização dessas mulheres. “Na Casa Florescer, nós atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade com o direito violado. A proposta é incentivar e colaborar com o protagonismo por meio de ações que orientam sobre independência econômica, prevenção da violência doméstica, respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e outros temas importantes para o acolhimento, empoderamento, crescimento e fortalecimento da mulher”.
A Casa Florescer
A Casa Florescer está sob o comando da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sudeste (Adra), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) em parceria com a Secretaria de Assistência Social. O endereço é Rua Uruguaiana, 94, bairro Jardim Glória. Além do atendimento individual, o espaço oferece atendimento psicossocial e terapêutico, dinâmicas em grupo, rodas de conversa, debates, oficinas, atividades educativas e de aprendizado, entre outros serviços.