Prefeitura assina termo de adesão para uso de solução tecnológica ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora avança para implantar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), ferramenta concebida para contribuir com a profissionalização e qualificação da gestão das centrais de atendimentos e despachos de ocorrências das forças de segurança pública, bem como atender às necessidades de Centros Integrados de Comando e Controle, tornando possível a integração e otimização das atividades operacionais realizadas pelas diversas instituições civis e militares que atuam na segurança. ​

Em breve, as ocorrências e os atendimentos prestados pela Guarda Municipal, órgão que compõe a estrutura da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), serão registrados em uma nova plataforma de informações integradas de segurança pública.

O Sinesp CAD é uma solução tecnológica ofertada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela LEI Nº 13.675, DE 11 DE JUNHO DE 2018. O próprio sistema é um instrumento de efetivação do SUSP, que promove o desenvolvimento de tecnologias para a integração e a interoperacionalidade de informações em segurança pública. ​

Com o Sinesp CAD, a Sala de Operações da Unidade (SOU) terá facilitado o acompanhamento do ciclo completo das ocorrências que chegam para a Guarda Municipal, desde o atendimento inicial, passando pelo despacho da ocorrência, o empenho das equipes operacionais que atenderão tais demandas, monitorando a evolução do atendimento, instante a instante, até o seu encerramento.

A distribuição das equipes da Guarda, bem como sua localização serão georreferenciadas e acompanhadas integralmente por sistema de GPS, sendo visualizadas em mapa de trabalho virtual, o que ampliará a capacidade de emprego de recursos, que passará a ser feito de maneira mais racionalizada para potencialização do atendimento. Os dados de toda essa dinâmica operacional serão processados pela Central de Atendimentos e Despachos e, oportunamente, produzirão relatórios estatísticos que irão mensurar o alcance de atuação da GMJF e passarão a ser utilizados para nortear e melhor planejar as atividades da Guarda Municipal.

“O sistema qualifica, padroniza, profissionaliza e integra o nosso trabalho”, afirma o supervisor de Gestão Operacional, Daniel Luiz Andrade, que ressalta as vantagens de confiabilidade e de economia trazidas pela adesão. “Para além de contribuir com uma maior profissionalização do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, o programa possibilitará também relevante melhoria nos processos internos de trabalho da corporação, o que se traduzirá em ganhos na celeridade das respostas da GM e consequente elevação do nível de excelência do serviço prestado à sociedade”, pontua o responsável pela Sala de Operações da Unidade (SOU).

O processo de implantação já foi iniciado e contou com a participação do Comandante, da Subcomandante e do Supervisor de Gestão Operacional em treinamento realizado por equipe técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Na próxima semana, os supervisores da corporação e os operadores que atuam diretamente na central153 serão capacitados para a utilização do dispositivo.




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